Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
13/08/2021

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SANTA MARIA MAIOR

0
0

Qual é o significado e o sentido da festa da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma?

Na cidade onde está a sede da Igreja Católica, onde São Pedro e São Paulo colocaram os fundamentos da cristandade, há 2 mil anos, existem muitas grandes e belas igrejas dedicadas à Virgem Maria, aos santos e ao anjos. Quatro grandes basílicas são chamadas de “pontifícias”, ligadas diretamente ao Sumo Pontífice, o Papa: basílicas de São Pedro, de São Paulo, São João do Latrão, que é a catedral do Papa como bispo de Roma, e a de Santa Maria Maior. São belíssimas basílicas e cada uma delas tem uma história marcante.

Essas gigantescas basílicas normalmente foram construídas onde no passado foram edificados templos pagãos. São muitas as igrejas construídas em Roma em honra de Nossa Senhora, por exemplo, Santa Maria Antiga, no foro romano; Santa Maria de Araceli, no alto do Capitólio; Santa Maria dos Mártires, no Panteon; Santa Maria dos Anjos, nas termas de Diocleciano; Santa Maria sobre Minerva, construída sobre o antigo templo de Minerva; e a maior de todas, como o próprio nome o diz, Santa Maria Maior, chamada inicialmente de Liberiana, no alto do Esquilino, onde havia um templo pagão que o Papa Libério (352-366) transformou numa basílica.

Segundo uma antiga tradição, Nossa Senhora apareceu na noite de 5 de agosto de 352 ao Papa Libério e a um patrício romano e teria convidado ambos a construírem uma Igreja onde de manhã encontrassem neve

Na manhã do dia 6 de agosto caiu neve abundante cobrindo a área exata do edifício, o que teria confirmado a visão, convencendo o Papa e o rico cidadão a construírem o primeiro grande santuário mariano, que recebeu o nome de Santa Maria da Neve.

É preciso notar que agosto é mês de alto verão em Roma. Pouco menos de um século depois, o Papa Xisto III (432-440), para recordar a celebração do Concílio de Éfeso (431), que proclamou o dogma da maternidade divina de Maria (Theotókos), reconstruiu a igreja nas dimensões atuais e a consagrou no dia 15 de agosto, em que se comemora o dogma da assunção de Nossa Senhora.

A dedicação no dia 5 de agosto é assinalada no martirológio jeronimiano com um privilégio raro. No alto do arco triunfal dessa venerável basílica lê-se “XYSTUS EPISCOPUS PLEBI DEI” (“Xisto, bispo, ao povo de Deus”). Em honra de Nossa Senhora a basílica é toda resplandecente de mosaicos de ouro variados.

A festa da dedicação da basílica em 5 de agosto é para homenagear Nossa Senhora, mãe de Deus, mãe da Igreja e nossa mãe, que no Céu intercede por nós sem cessar e sempre defendeu a Igreja nas piores situação em que ela viveu, como na guerra de Lepanto contra os turcos otomanos, que desejavam destruir o cristianismo na Europa.

Dessa obra permanecem as naves com as colunas e os 36 mosaicos que enfeitam a nave superior. Esse é o maior monumento em honra da Virgem Maria, que recebe da Igreja um culto de hiperdulia, isto é, de veneração maior do que o prestado aos outros santos. A basílica foi também denominada Santa Maria do Presépio, já antes do século VI, quando aí foram levadas as tábuas de uma antiga manjedoura que a devoção popular identificou com a que acolheu o Menino Jesus na gruta de Belém. A celebração litúrgica da dedicação da basílica entrou no calendário romano somente no ano de 1568.

Liturgia
0
0
Publicado por: admin

Previous

O MINISTÉRIO DE CATEQUISTA

Next

A DOAÇÃO DE LEITE MATERNO É SEGURA E NECESSÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Leia mais

Artigos
09/03/2018

Jornada “24 horas para o Senhor” no Rio de Janeiro

0
0
Artigos
08/02/2018

Abertos os documentos do milagre atribuído à intercessão de Frei Tito Brandsma

0
0
Espiritualidade
19/07/2018

A força do testemunho das irmãs Carmelitas de Compiègne

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede