ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na abertura da Novena em honra a nossa Senhora do Carmo, no dia 7 de julho, aconteceu na Igreja do Carmo de Brasília, na Asa Sul, a solene dedicação do altar. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Marcony Ferreira. Também concelebraram o padre coordenador do Setor Sul da Arquidiocese de Brasília, Padre José Maria; o pároco da comunidade, Frei João Carlos, O.Carm.; e os padres das paróquias vizinhas.
Depois de passar por uma grande reforma interna e externa, o Presbitério da paróquia foi mudado de local, sendo por isso construído um novo altar para o templo. Na solenidade do último sábado, ele foi aspergido, abençoado e incensado.
Primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos do Cardeal. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.
Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.
Após a solenidade aconteceu um jantar de confraternização.
Comments0