ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nesta quarta-feira, 04 de maio, às 15h, a Comissão para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza o quarto e último webinar da série especial sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que este ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’ e o Lema: ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, (Cf Pr. 31,26).
A temática do webinar será: ‘Desafios da Educação no Brasil: o papel da sociedade e do Estado no processo educativo’ e contará com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), professor Everthon Oliveira, e da Coordenadora da Pastoral da Educação do Regional Norte 2 da CNBB, professora Ladyanne Souza.
A mediação será do assessor da Comissão para Cultura e Educação da CNBB e secretário-executivo do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz), padre Danilo Pinto. A transmissão ao vivo, às 15h, pelo canal da CNBB no Youtube. O objetivo da série é dar visibilidade às temáticas propostas e aprofundadas no texto-base da campanha deste ano.
Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.
A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.
Comments0