ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Na aurora de cada ano novo, pedimos a um santo que nos escolha e ele terá o encargo de cuidar bem de nós durante todo o ano. Ele nos protegerá, nos soprará os bons caminhos a tomar e nos introduzirá em sua graça própria.
Para saber qual é o santo que nos escolheu, reunimo-nos para orar e, após invocar o Espírito Santo, fazemos circular entre nós um cesto cheio de papeletas cuidadosamente dobradas.
Nomes de santos estão ali escritos, juntamente com algo que eles disseram ou uma palavra que lhes diz respeito. E cada um recebe também uma tarefa que tem a ver com este santo.
É surpreendente constatar a que ponto os santos tomam a peito seu ministério para conosco, cada um segundo a sua personalidade! Se alguém não conhece o santo que pegou, será uma boa ocasião para descobri-lo e para deixar este santo edificá-lo, transmitir-lhe ensinamentos.
Se já o conhece um pouco, será a ocasião para conhecer outras facetas suas e sobretudo para tomá-lo como companheiro de caminhada. Deve-se saber que são os santos que nos escolhem e que não somos nós quem os escolhemos. Isto nos dá segurança, como tudo o que vem do alto.” (Soeur Emmanuel, in Medjugorje, anos 90, ed. Loyola, 1998, pp 250-252)
Orientações Gerais
Você encontrará a lista de santos baseada na lista dada pela Sœur Emmanuel no seu livro e adaptada à nossa realidade, aos santos mais conhecidos de nossa vocação e às intercessões específicas do que mais precisávamos em 2000 e atualizadas para as necessidades de hoje e à cultura de intercessão pela Difusão do Carisma.
A retirada do nome dos Santos Amigos deve ser precedida de uma oração de Invocação do Espírito Santo para que o Senhor nos indique que santo nos escolheu – a escolha é dele, não nossa! – para nos apadrinhar (interceder especialmente por nós) durante o ano que entra. Caso isso não seja possível nesta data, a mesma poderá ser feita na primeira oportunidade em que estiverem reunidos. O importante é a comunhão entre os irmãos pois reflete a Comunhão dos Santos.
Como fazer?
1º Baixe este arquivo:
2º Imprima, recorte e coloque os papéis dobrados em um cesto.
3º Faça uma breve oração conforme dito nas orientações acima.
4º Retire com confiança e descubra qual o seu Amigo do Céu.
Descubra o seu Amigo do Céu online
Caso esteja sozinho ou não tenha impressora, faça uma breve oração e em seguida utilize o link abaixo.
Clique e descubra seu Amigo do Céu
Via Comunidade Shalom
Comments0