ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, encontramos o relato da criação do mundo.
De maneira poética, o autor sagrado, apresenta a criação do mundo em seis dias e no sétimo dia “Deus descansou”. Esta narrativa encontra-se em Gn 1, 1-31.
A narração da criação do mundo, é linda, mas devemos saber que sua linguagem é simbólica, poética: “Um dia” não significa 24 horas. “Um dia” da criação quer significar um ato do Criador. Cada dia da criação quer mostrar a ação de Deus.
O Gênesis também nos diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança:
“Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre todos os peixes do mar, sobre todas as aves do céu e sobre todos os animais da terra” (Gn 1, 26)
Deus criou o homem e a mulher e os abençoou.
“Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Eis que Eu vos dou toda a erva e todas as árvores frutíferas para que vos sirvam de alimento” (Gn 1, 28)
A natureza é um grande presente de Deus para nós. Hoje, mais do que em qualquer outra época vemos ecologistas que defendem a natureza porque sabem que dependemos dela para sobreviver. Você deve defendê-la porque sabe que ela é obra de Deus que a entrega a cada um de nós. Devemos preservá-la para sermos servidos por ela, conforme a vontade do Criador.
O presente é “lindão”, mas é preciso reconhecer a ação criadora e Deus: agradecendo, conservando e preservando suas criaturas.
Como cristãos afirmamos nossa fé, dizendo: “Creio em Deus Pai, todo poderoso, Criador do Céu e da Terra”. Isto significa que só Deus deu existência a tudo o que existe, por isso Ele é Todo Poderoso.
Vamos celebrar:
Catequista: Meditemos sobre o belo cântico que três jovens do Antigo Testamento fizeram e que se encontra no livro do profeta Daniel, capítulo 3. Este cântico mostra-nos como o povo de Israel maravilhava-se ao contemplar a criação de Deus. Nós também podemos fazer o mesmo. (Pode-se rezá-lo em dois coros alternados)
57.Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
58.Céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
60.Águas e tudo o que está sobre os céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
62.Sol e lua, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
63.Estrelas dos céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
64.Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
65.Ó vós, todos os ventos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
66.Fogo e calor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
68.Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
71.Noites e dias, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
73.Raios e nuvens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
74.Que a terra bendiga o Senhor, e o louve e o exalte eternamente!
76.Tudo o que germina na terra, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
77.Mares e rios, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
80.Pássaros todos do céu, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
81.Animais e rebanhos, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
82.E vós, homens, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!
Atividades:
1) Sublinhe na citação acima uma das criaturas de Deus que você mais gosta de admirar.
2) Para partilhar no grupo: Há algum lugar que você conheça ou deseja conhecer, pela beleza da natureza criada por Deus?
3) Todos sabemos que nossa terra anda muito desrespeitada pela ganância do homem que a maltrata sem parar. Quais os principais problemas ambientais que encontramos atualmente?
4) Mais que um simples ecologista, o cristão deve ser um bom administrador das obras de Deus. Que tipos de atitudes construtivas podemos desenvolver no ambiente em que vivemos?
Essa atividade não é muito boa pq lembra escola, e nós estamos vivendo uma catequese renovada.
O catequista deve levar o catequisando a refletir, conhecer e “cravar” em sua pequena alma, a doutrina da Santa Igreja. Uma vez entendida e ” cravada “, ela passará a ser amada e essa alma nunca irá trair a verdadeira Igreja de Cristo, onde, fora dela não há salvação. Estamos vivendo uma fé ambígua, light, medíocre, porque os que ” ensinam” estão sendo levianos com a fé. Isso nos será cobrado no Tribunal de Deus, pois muitos estão brincando de ” escolinha moderninha dominical”. Aprender por repetição não matou ninguém. É por isso que nossos fiéis mais antigos sustentam a igreja. Os mais ” açucarados” pulam do barco quando a chuva engrossa. Se a atividade lembra escola ou não, vai depender da criatividade de cada catequista ( que se não me engano, remete a um professor, certo?) Eu mesma já fui chamada instintivamente de professora e nunca queimei nenhum deles por isso. Se o ambiente remete a uma sala de aula, se o catequista lembra um professor, se os catequisandos lembram alunos, não importa. O que importa é usar sua criatividade para colocar Deus em seus corações para sempre! Que vocês invistam em mais matérias para aprofundamento dos catequistas. Parabéns pelo trabalho.