ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Cumprindo a visão da instituição, de ser referência no atendimento integrado e personalizado de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, os colaboradores da Associação Beneficente São Martinho promoveram na última sexta-feira, 10 de outubro, a tradicional Festa do Dia das Crianças para 300 beneficiários das unidades da Lapa e Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro.
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a equipe da São Martinho realizou diversas reuniões para discutir o formato do evento, que nos anos anteriores tinha vasta programação com muitas atividades lúdicas. Respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades civis e sanitárias, a instituição dividiu as crianças em horários específicos para evitar aglomeração, e cada uma delas pôde retirar seu presente e um kit de guloseimas bem saborosas nas unidades em que são acompanhadas.
Cientes de que a Festa do Dia das Crianças é um dos momentos mais esperados pelos beneficiários, um dos intuitos da iniciativa foi não deixar os pequenos, que vivem em vulnerabilidade social, sem nenhuma comemoração. O diretor da São Martinho, Frei Bruno Castro Schröder, O.Carm., destacou que o encontro com as crianças foi um grande sinal de esperança e um acalento para o coração de todos que atuam na organização.
“Realizar esse momento foi um grande desafio e uma deliberação tomada com muita responsabilidade. Em contrapartida, foi uma decisão que o nosso coração pedia muito. Não só o meu enquanto diretor da São Martinho, mas de todos os educadores, oficineiros, assistentes sociais, entre outros, que estão diretamente ligados às crianças no dia-a-dia. Para todos nós foi um momento de rever essas crianças, estar com elas e dar um suspiro de alívio ao encontrá-las sabendo que estão todas bem. A pandemia tem nos colocado diante de muitas situações novas em nossas vidas e esse foi um momento de vermos o futuro com esperança e coragem. Novos momentos e situações estão por vir e, em breve, estaremos juntos novamente. Mas o dia de hoje foi uma prova daquilo que será o retorno total e presencial de nossas atividades. Fiquei muito feliz por termos articulado este dia de encontro com os nossos beneficiários e de termos ido ao encontro deles. Esse Dia das Crianças foi muito mais do que somente um encontro, foi um sinal de esperança e um acalento para o coração de todos nós”, concluiu Frei Bruno.
A São Matinho
A São Martinho é uma organização sem fins lucrativos, vinculada à Província Carmelitana de Santo Elias, criada em 1984 para promover e defender os direitos das crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro. A instituição atinge por ano cerca de 2000 crianças e jovens entre 6 e 24 anos de idade em situação de rua ou residentes em comunidades e ocupações urbanas.
Nas unidades da Lapa e Vicente de Carvalho, os beneficiários têm acesso a atividades educativas, culturais, esportivas e de profissionalização no contraturno escolar, além de acompanhamento realizado por equipe interdisciplinar composta de pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e advogados.
Conheça mais e colabore com a São Martinho: www.saomartinho.org.br.
Colaboração: Tatiana Galdino
Fotos: Comunicação São Martinho
Comments0