ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Hoje é um dia muito especial para a Ordem do Carmo: Dia de Todos os Santos Carmelitas. Os Santos do Carmelo constituem uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do Seu filho e imitando a sua vida, se entregaram ao serviço da Virgem Maria, na oração, na abnegação evangélica, no amor aos irmãos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue.
Eremitas do Monte Carmelo, mendicantes da Idade Média, mestres e pregadores, missionários e mártires, religiosas que enriquecem o Povo de Deus com a misteriosa fecundidade de sua vida contemplativa, apostólica e docente, leigos que na vida souberam encarnar o espírito da Ordem: esta é a grande Família Carmelita que, enquanto peregrina, se dedicou à prática assídua da oração, e que, tendo terminado a sua prova no estádio deste mundo, e tendo-nos deixado o seu exemplo, agora celebra a Liturgia Celeste.
Unidos a toda esta grande Família, e na esperança de virmos associar-nos a ela, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos Santos, que Deus conduziu ao seu Monte Santo, para os introduzir na sua casa de Oração.
O exemplo e a intercessão destas almas de oração é para nós um estímulo a vivermos a nossa vocação carmelita no obséquio de Jesus Cristo e na imitação da nossa Rainha e Mãe, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperança de todos os Carmelitas.
Hino
Oh! Carmelo glorioso, geração ilustre e santa! Partilhando do teu gozo, nossa alma exulta e canta.
Quem os pode enumerar, estes que em tuas fileira quiseram a vida dar em trabalhos e canseiras?!
Solitários Eremitas, Papas, Bispos e Doutores, Santas Virgens Carmelitas, Mártires e Confessores.
Em Maria, Fonte virgem, a quem sempre veneraram, beberam, desde a origem, O espírito, que nos legaram.
Receba Deus toda a glória por Jesus Cristo Senhor, que nos Santos dá a vitória na perfeição do Amor.
Fonte: Liturgia das Horas
Comments0