ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste domingo celebramos o 51° Dia Mundial das Comunicações, o tema deste ano é:”‘Não tenhas medo, que Eu estou contigo’ (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”. A data foi solicitada pelo Concílio Vaticano II, quando a Igreja, levou em consideração as profundas transformações da sociedade e avanços na área tecnológica em todos os setores. A Igreja entendeu que não bastava apenas a profissionalização e competência técnica no uso dos meios, mas o compreender a evolução da comunicação, na suas mais diferentes expressões, como linguagem, cultura e, sobretudo, como elemento articulador da sociedade.
Encontramos a afirmação, então, no Decreto Inter Mirifica (n° 18): “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.
Com a finalidade de levar adiante a atenção-ação nesse importante setor da comunicação, o Papa Paulo VI, criou, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares.
Após receber o parecer dos presidentes das Comissões Episcopais, foi criado o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 1966 com a aprovação do Sumo Pontífice. No dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, o Dia Mundial das Comunicações Sociais (comemorado sempre no domingo da Ascensão).
O Papa Francisco convida os cristãos a espalhar a “boa notícia” pelo mundo: “Gostaria, pois, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia. A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da «boa notícia»”. Segundo o Pontífice na sua mensagem divulgada no dia 24 de janeiro, o acesso fácil os meios de comunicação possibilitam que mais pessoas tenham conhecimento “quase instantâneo” das notícias e compartilham “estas notícias podem ser boas ou más, verdadeiras ou falsas”, afirma o Papa.
Que a partir deste dia sejamos capazes de nos deixar guiar pelo Espirito Santo para termos capacidade de discernir cada história e assim divulgar a “boa noticia”.
Confira a mensagem completa do Papa Francisco no site Mensagemdopapa.com.br.
Comments0