ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Arrume o ambiente do encontro com cadeiras em círculo e no centro disponibilize:
Início: Receba as crianças com um abraço, e peça que elas sentem em seus lugares e aguardem com atenção, pois será um encontro muito especial.
Escolha uma música acolhedora e faça uma breve entrada da Bíblia, para destacar a Palavra de Deus e a coloque na mesinha. Leia os textos bíblicos que falam da Entrada de Jesus em Jerusalém e também de sua continuidade até chegar a quinta-feira Santa, onde Ele instituiu a Eucaristia. E explique brevemente com suas palavras e a inspiração do Espírito Santo.
Escolha um catequisando para representar Jesus e peça que ele vá passando entre os amigos, esses por sua vez, vão jogando no chão os ramos e as vestes, para Jesus passar com o jumentinho, que pode ser um cabo de vassoura. Explique este momento lindo, da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém… Faça uma oração da Ave Maria e vá para outro tema.
Quinta-Feira Santa: Depois da oração da Ave Maria, distribua os copinhos com suco de uva e peça para eles aguardarem. Leia novamente o texto bíblico que fala a respeito da Instituição da Eucaristia, dessa vez devagar e encenando com os catequizandos tudo o que o texto relata: Tomem o suco e depois repartam o pão, passando uns para os outros. Depois explique o motivo deles estarem ali para fazerem a 1° Comunhão, pois este Sacramento foi o próprio Jesus que determinou que façamos: O corpo e o Sangue sacramentados no pão e no vinho. Faça uma oração do Pai Nosso e passe para outro tema.
Sexta-Feira Santa: Leia o texto que diz a respeito da crucificação de Jesus e relate com cuidado tudo o que aconteceu, sendo Jesus pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém (relembre o Domingo de Ramos). Procure destacar a paixão de Jesus por nós, seus filhos amados. Pegue a cruz e deixe a imaginação deles falar mais alto. Peça para passar de mão em mão, para que eles possam observar de perto o sofrimento do amor de Jesus por nós. Reze a oração do Santo Anjo.
Sábado Santo: Faça um momento de reflexão e vigília com eles. Aumente o som e deixe-os à vontade no silêncio de seus coraçõezinhos. Reze a oração do Creio.
Domingo de Páscoa: Cristo ressuscitou. Mostre a cruz com um paninho branco e diga: Ele morreu… mas RESSUSCITOU! Cristo é o nosso senhor! Explique que o importante na Páscoa é isso. Os ovos ficam em 2° plano. Faça perguntas referentes ao encontro, provoque-os. E por isso, por eles terem se comportado bem e prestado atenção nos temas do encontro, você deixou um presente escondido para cada um deles, basta procurá-los. Eles acharão os chocolates.
Termine o encontro pedindo que cada catequizando escolha um amigo e deixe para ele uma mensagem de Feliz Páscoa.
Por: Elaine Catequista
Gostei muito desse encontro, vou utilizar esta ideia com a minha turma. Parabéns! Que o Senhor conserve suas bênçãos sobre este bonito trabalho de evangelização.
Parabéns muito criativo e rico em informações. só fiquei na dúvida a jarra de água qual o momento de usar?
Na verdade Lucivania, pode utilizar a jarra como parte do cenário 🙂
Este site é muito bom, tem contribuído muito para nossa catequese
Parabéns ! Belo e proveitoso encontro.
SIMPLISMENTE AMEI, ME ENCHEO DE EMOÇAO. FAREI CONCERTEZA COM MEUS MENINOS
GRATIDAO, DEUS ABENÇOE.