ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Há poucas semanas da Quaresma, quando a Igreja também se prepara para vivenciar a Campanha da Fraternidade, a Diocese de Criciúma promove dois estudos formativos para os multiplicadores da campanha deste ano cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
O primeiro encontro aconteceu na noite desta terça-feira, dia 7, no Auditório São João XXIII, que integra o complexo religioso do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A formação foi ministrada pelo padre Anésio Ferla e contemplou as comarcas de Urussanga, Nova Veneza, Criciúma (Sul e Norte) e Içara. Na quarta-feira, dia 8, a Paróquia Nossa Senhora da Oração acolhe a formação para as comarcas de Turvo, Araranguá e Santa Rosa do Sul.
“A campanha não se encerra no período quaresmal, o seu sentido deve continuar provocando mudanças e deve ser uma proposta de conversão pessoal e coletiva”, pontua padre Anésio. “A partir do Evangelho de Jesus Cristo somos todos convidados a compreender a realidade e investir em esforços concretos que superem a miséria e a fome”, disse o sacerdote evidenciando a fome, que neste ano é o tema central da CF 2023.
Essa é a terceira vez que a fome é foco da Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Comments0