Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Fraternidade
15/02/2024

DIOCESE DE CRICIÚMA PROMOVE ESTUDOSOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

0
0

“Fraternidade e Amizade Social” é o tema deste ano

Há 60 anos, o período da Quaresma no Brasil é vivenciado em comunhão com a Campanha da Fraternidade, promovendo uma temática de reflexão que leve a Igreja e a sociedade a entrar no caminho da conversão. Em 2024, a partir do dia 14 de fevereiro, data em que se celebra a Quarta-feira de Cinzas, a campanha convida a refletir sobre “Fraternidade e Amizade Social”, tendo como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, extraído do Evangelho de Mateus. O tema foi inspirado na encíclica ‘Fratelli tutti’, escrita pelo Papa Francisco, na qual o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.

E para que os fiéis possam viver bem esse período quaresmal, a Diocese de Criciúma promoveu nos dias 6 e 7 de fevereiro, um estudo sobre a campanha da fraternidade. Ministrado pelo doutorando em Teologia, Luiz Carlos Selbach, os encontros foram realizados na Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, e na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio. “A contextualização da campanha não nos apresenta uma problematização, mas nos faz refletir sobre a própria solução, a fraternidade e amizade social estão no coração do Evangelho e são o caminho para um mundo melhor como já nos escreveu o Santo Padre na encíclica que inspirou a temática deste ano”, destaca Luiz Carlos.

Para o Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, Padre Gabriel Manarim Dalmolin, a campanha também faz um convite para que todos possam ser, como já destaca o lema, mais irmãos e irmãs. “A temática é sempre um convite a vivenciarmos melhor o período da Quaresma, proporcionando reflexões e ações que transformam a vida da Igreja e de toda a sociedade”, destaca.

Elementos do cartaz

O cartaz apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade. O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. O Santo Padre usa a cruz de Dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB, em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. A imagem recorda ainda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.

Coleta Nacional

A iniciativa convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema de cada ano.

0
0
Publicado por: admin

Previous

FORMAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024 NA DIOCESE DE JUÍNA-MT: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE DE AMIZADE E FRATERNIDADE

Next

DOM PAULO JACKSON FAZ LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Leia mais

Formação
21/07/2020

Edições CNBB publica novo Diretório para a Catequese traduzido ao Português do Brasil

0
0
BíbliaDinâmicas e atividades
18/09/2018

Viver a Palavra de Deus

0
0
Artigos
26/05/2022

Súplica à Santa Teresinha para alcançar uma graça

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede