ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Fraternidade e Amizade Social” é o tema deste ano
Há 60 anos, o período da Quaresma no Brasil é vivenciado em comunhão com a Campanha da Fraternidade, promovendo uma temática de reflexão que leve a Igreja e a sociedade a entrar no caminho da conversão. Em 2024, a partir do dia 14 de fevereiro, data em que se celebra a Quarta-feira de Cinzas, a campanha convida a refletir sobre “Fraternidade e Amizade Social”, tendo como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, extraído do Evangelho de Mateus. O tema foi inspirado na encíclica ‘Fratelli tutti’, escrita pelo Papa Francisco, na qual o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.
E para que os fiéis possam viver bem esse período quaresmal, a Diocese de Criciúma promoveu nos dias 6 e 7 de fevereiro, um estudo sobre a campanha da fraternidade. Ministrado pelo doutorando em Teologia, Luiz Carlos Selbach, os encontros foram realizados na Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma, e na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio. “A contextualização da campanha não nos apresenta uma problematização, mas nos faz refletir sobre a própria solução, a fraternidade e amizade social estão no coração do Evangelho e são o caminho para um mundo melhor como já nos escreveu o Santo Padre na encíclica que inspirou a temática deste ano”, destaca Luiz Carlos.
Para o Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma, Padre Gabriel Manarim Dalmolin, a campanha também faz um convite para que todos possam ser, como já destaca o lema, mais irmãos e irmãs. “A temática é sempre um convite a vivenciarmos melhor o período da Quaresma, proporcionando reflexões e ações que transformam a vida da Igreja e de toda a sociedade”, destaca.
Elementos do cartaz
O cartaz apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade. O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.
No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos. O Santo Padre usa a cruz de Dom Helder Câmara, que participou da fundação da CNBB, em 1952, no Rio de Janeiro, sendo o primeiro secretário-geral da Conferência. A imagem recorda ainda as semelhanças entre estes dois grandes homens de fé, que tanto colaboraram e colaboram com a história da CNBB e da Igreja no Brasil e no Mundo.
Coleta Nacional
A iniciativa convida também ao gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade que acontecerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A coleta fortalece os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade, que colaboram com centenas de projetos sociais por todo o Brasil, sempre ligados ao tema de cada ano.
Comments0