ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Diocese de Jales promoveu na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o Lançamento Público da Campanha da Fraternidade 2023. O evento foi realizado no Centro Pastoral da Catedral em Jales, com a participação de padres, seminaristas, representantes das Paróquias, Quase-Paróquias, Comunidades, autoridades civis e agentes sociais.
A Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma, com oração, jejum e caridade, motivados por um tema específico, que apresenta ações e reflexões. Este ano, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), somos convocados a considerar a fome como referência para a nossa reflexão e nosso propósito de conversão.
Lançada em 1964, a Campanha da Fraternidade trata do tema fome pela terceira vez, sendo uma das razões o fato de o Brasil ter reingressado no Mapa da Fome da ONU. O lançamento diocesano ocorreu em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira, a Campanha da Fraternidade 2023.
A partir do tema, a Campanha da Fraternidade deste ano busca chamar a atenção para a realidade de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Participaram da cerimônia diocesana o bispo da diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Mário Roberto Faria, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Eduardo Lima e o Administrador da Catedral, Pe. Junior Lucato.
A assistente social, Rosana Cardoso, apresentou um panorama desta edição da campanha, motivados pela caminhada da Igreja, o cenário da fome e a insegurança alimentar no país e em municípios que compõem a diocese. Foram apresentadas propostas de ações que podem ser adotadas como gestos concretos ao longo do período da quaresma.
O bispo da diocese de Jales, Dom Reginaldo Andrietta enfatizou que, “temos realidades de fome e a Igreja no Brasil reconhecendo que a questão alimentar do ponto de vista da carência e da qualidade nutricional é importante, sempre tem tratado essa temática, o propósito desta campanha é urgente, para garantir que os seres humanos vivam com dignidade”.
“Que esta campanha nos sensibilize e nos inspire iniciativas e ações sobre tudo comunitárias para superar aquilo que está gerando fome em nossa sociedade, não basta darmos assistência a quem passa fome, é necessário resolver os problemas pelas causas, que são estruturais e econômicas”, concluiu.
A Comissão de Subsídios da diocese preparou um livreto para os grupos de famílias e quarteirões, com quatro encontros, celebração e a via-sacra, para poderem refletir, orar e dedicar ações comuns guiados pelo tema da campanha.
Comments0