ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“Discernir” é o verbo que vai conduzir as reflexões do segundo encontro da formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2022 que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) promove virtualmente na segunda-feira, 14, às 20h, nas redes sociais da Pastoral Familiar (Facebook e youtube).
Trata-se de uma formação estruturada nos três verbos que conduzem a organização da CF 2022: “Escutar, Discernir e Agir”. A Campanha da Fraternidade 2022 deste ano aprofunda o tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).
O assessor da segunda live de formação será o padre da diocese de Campanha (MG) Jean Poul Hansen. Ele abordará os elementos do ponto 3 do Texto-Base da CF 2022 relativos ao “discernimento” com apresentação de reflexões que buscarão iluminar a realidade à luz dos critérios da fé e da tradição cristã.
Tema do 10º Simpósio Nacional das Famílias, em 2020, a educação já tem sido objeto de reflexão da Pastoral Familiar, inclusive considerando a proposta do Pacto Educativo Global que o Papa Francisco tem motivado.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães “a intenção da jornada formativa com os três encontros é aprofundar as reflexões contidas no texto-base da campanha a partir dos verbos “escutar, discernir e propor”. A Pastoral Familiar espera que a partir desta formação, “o seus agentes se insiram nas comunidades, nas nossas paróquias, ajudando as paróquias com essa reflexão”.
“A Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’.”
Apresentação – Texto Base CF 2022
Saiba mais:
O primeiro encontro, realizado dia 7 de fevereiro, com assessoria do sub-secretário Geral da CNBB e coordenador de campanhas da entidade, Patriky Samuel Batista, aprofundou a primeira parte do texto-base da CF 2022, com o verbo “Escutar”
Comments0