ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início, a partir do Domingo de Páscoa, à Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma iniciativa nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ e busca estimular a solidariedade, por meio de gestos concretos, como a arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de levar ajuda material às pessoas, a Campanha também busca promover o cuidado no campo religioso, humano e emocional.
Em sintonia com esse propósito, o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo convocando a todos a viver a alegria do tempo pascal na experiência da solidariedade. “É tempo da Páscoa. Que nossos corações sejam inundados pela força do amor de Deus, à luz amorosa da presença de Cristo ressuscitado”.
No vídeo, dom Walmor salienta que o tempo é propício a reacender a esperança nos corações por depositarmos nele grande confiança. “A Páscoa é tempo de renovação pela força da alegria e por um novo olhar sobre a vida, lançando o olhar sobre o nosso mundo, sobre a nossa humanidade fragilizada, mas que nutre no coração a esperança da vitória, da vida sobre a morte, porque Ele, Cristo, ressuscitou”, disse.
Na ocasião, dom Walmor afirmou que a alegria da Páscoa tem nomes: diálogos, solidariedade, respeito, compromisso com a vida e com o dom. “Por isso mesmo a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do seu organismo, a Cáritas, convoca a participação na ação solidária emergencial”, disse.
O presidente da CNBB reiterou que muitos estão precisando de ajuda e que, especialmente neste momento, todos são chamados de modo muito especial a percorrer o caminho de nossas ruas indo ao encontro dos pobres, para ajudá-los. “Agora é hora de viver a alegria do tempo pascal na experiência da solidariedade. Participe aí na sua comunidade de fé, na sua paróquia, desta ação bonita de toda a nossa Igreja, anunciando a alegria da Páscoa pela solidariedade com os pobres, com os enfermos, com os vulneráveis e com as famílias que precisam do nosso apoio, da nossa palavra”, convoca dom Walmor.
“É tempo de reconstruir, de abrir um caminho novo. É tempo de viver uma nova experiência de solidariedade, vamos juntos dar as mãos e ir ao encontro deles, dos que necessitam mais, para assim darmos ao mundo testemunho daquilo que de fato é, a razão e o selo de autenticidade da nossa fé cristã católica, abertos a todos os segmentos da sociedade e de todos aqueles que professam a fé em Cristo e que se abrem ao amor de nosso Deus. Seja solidário, participe!”.
Confira o vídeo na íntegra:
Comments0