ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou nesta segunda-feira, dia 18, do lançamento da campanha “Abrace a Vacina”, promovida pelo Direitos Já! Fórum pela Democracia e pela Frente pela Vida, da qual a CNBB participa.
O objetivo da iniciativa é incentivar a população a se vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19). O mestre de cerimônia, Fernando Guimarães, coordenador do Direitos Já! Fórum pela Democracia, falou que é importante que o país, por meio da vacinação, conquiste a imunidade de rebanho, única forma de o Brasil voltar à normalidade.
O presidente da CNBB destacou que a ameaça do coronavírus tornou-se mais grave no Brasil com a manipulação do povo com a disseminação generalizada de fakenews. A cura da pandemia, defendeu Dom Walmor, exige compromisso com a verdade e a verdade que precisa ser afirmada agora é que a vacina é a arma mais eficaz no combate à Covid-19.
Dom Walmor pediu que a população não se deixe enganar por quem desmerece a vacina e tenta minimizar a Covid-19 e seus impactos na vida de muitas famílias, marcadas pela dor e pelo luto. “A vacina, fruto da dedicação de muitos pesquisadores, é a esperança para livrar o mundo da Covid-19”.
Com o início da vacinação, segundo Dom Walmor, cada pessoa precisa fazer a sua parte. “Vacinar é um ato de amor à sua vida e ao próximo”, disse. O presidente da CNBB disse que todos têm direito ao acesso à vacina e que é necessário que os cidadãos exijam um adequado plano de imunização de seus representantes políticos em todos os níveis.
Quem ama vacina, abrace esta ideia
A campanha reúne cerca de 200 importantes organizações da sociedade civil e especialistas em saúde pública do Brasil. Também conta com a adesão de muitas personalidades brasileiras, entre elas, o ex-jogador de futebol Raí.
Durante o lançamento, foi lido o manifesto “Quem ama vacina, abrace essa ideia”. A representante da Frente pela Vida, Gulnar Azevedo, ressaltou que a frente se organizou ainda em 2020 para cobrar respostas dos responsáveis no enfrentamento à pandemia, como a apresentação ao Governo Federal de um plano contra a Covid-19. “Hoje podemos comemorar! Duas vacinas foram aprovadas pela Anvisa. A Sinovac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, e a Astrazeneca da Oxford, a ser produzida em nosso país pela Fiocruz. Se todos se vacinarem, todos vão ganhar”, disse.
O ex-ministro da saúde José Gomes Temporão também participou do ato junto a outras personalidades como o médico Dráuzio Varela e a economista Mônica de Bolle. Segundo o ex-ministro, graças à ciência e também aos cientistas brasileiros, foi possível desenvolver as vacinas contra a Covid-19. Cabe às organizações, segundo ele, mobilizar a sociedade para dar o passo da vacinação com o reconhecimento de que o Brasil possui uma comprovada experiência em vacinação, responsável por erradicar de nosso país muitas doenças.
Sobre o Frente pela Vida
A Frente pela Vida é fruto da articulação das entidades científicas da Saúde Coletiva e Bioética, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e entidades nacionais da ciência, tecnologia, imprensa e educação superior e surgiu no cenário da sociedade civil para destacar o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) e das demais políticas públicas sociais na resposta à epidemia de Covid-19. Teve seu marco inicial a Marcha pela Vida, realizada em 9 de junho de 2020, quando mobilizou a adesão de mais de 600 organizações e culminou com a entrega do seu primeiro Manifesto à parlamentares. Na sequência, construiu coletivamente com demais entidades científicas da saúde uma proposta diante da falta de respostas efetivas do governo federal: o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 e, em dezembro, lançou a campanha O Brasil Precisa do SUS.
Sobre o Direitos Já! Fórum pela Democracia
O Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Conta com 9 mil cidadãos, de todo o país, mobilizados em defesa da democracia, entre eles representantes de amplos setores da sociedade civil e, em caráter suprapartidário, diversas lideranças políticas do país. Atua como observatório em defesa da democracia e dos seus princípios fundamentais, promovendo permanente articulação, diálogo e mobilização da sociedade. Lançado oficialmente em setembro de 2019, o Direitos Já! é coordenado pelo sociólogo Fernando Guimarães. O grupo já promoveu vários debates presenciais e virtuais com participação de personalidades do Brasil e do exterior.
Site:
A campanha Abrace a Vacina conta com um site a partir do qual é possível baixar materiais de divulgação em redes sociais, incluindo tema para perfil no Facebook. Site: www.abraceavacina.com.br.
Fonte: CNBB
Comments0