ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Estimado catequista, com alegria chegamos ao último mês do ano e queremos render graças a Deus pelas maravilhas que ele nos permitiu realizar ao longo desse tempo.
Muita coisa boa foi feita em nossas comunidades, muitas sementes foram lançadas no coração de nossas crianças e adolescentes, muito se falou de Deus e de seu projeto de vida para todos. Muitos ensinamentos, sorrisos, gestos e sonhos foram colhidos em nossa catequese.
Como semeador, agora é hora de aguardar que todas essas maravilhas continuem bem vivas na vida desses pequenos e, para isso, invocamos sempre a luz do Espírito Santo, que os conduzirá pêlos caminhos do Senhor.
Como parte do objetivo deste espaço catequético, ofereço-lhe as seguintes sugestões para este momento de encerramento do ano e das atividades pastorais:
Retiro espiritual
Seria muito bom que em nossas comunidades o encerramento da preparação de nossas crianças e adolescentes para celebrar a Primeira Comunhão e Crisma fosse marcado com um tempo de retiro espiritual, que os ajudasse a rezar, louvando e agradecendo por esse tempo de Deus em suas vidas. Além de prepararem mais intensamente o coração para o encontro com o Senhor no Sacramento da Eucaristia e Crisma.
Passeio
Outro evento de muita importância para a celebração e confraternização desse tempo de graça, em que estiveram juntos, é o passeio conjunto de catequistas e catequizandos.
É preciso festejar, pois mais uma etapa de nossas vidas foi concluída com êxito e, por circunstâncias da vida, muitos tomarão outros caminhos e nem sempre poderão reunir-se novamente.
Por isso, é preciso festejar, brincar, sorrir. Será muito boa essa reunião para recordar as alegrias vividas, as amizades construídas e os sonhos acalentados durante o período da catequese.
Revisão e programação
A vida é feita de momentos, e devemos viver intensamente cada um desses momentos como se fosse o único. Por isso, é importante a revisão de vida como passo qualitativo no crescimento espiritual e pastoral.
É de grande importância o encontro dos catequistas para revisão das atividades e programação para o próximo ano. Nesse encontro, cada um deverá partilhar como se sente como catequista e suas disposições em continuar servindo a comunidade, como evangelizador e colaborador da formação religiosa das crianças e adolescentes.
Além de dar suas impressões sobre a Pastoral da Catequese, as conquistas e os desafios. Somente depois da partilha, poderão traçar perspectivas para o ano que vai chegar.
Com certeza, serão acontecimentos marcantes na caminhada de cada cristão que se compromete com a prática da justiça e da solidariedade.
Que Nossa Senhora, a Estrela da evangelização, interceda a Deus por cada um de vocês.
Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Comments0