ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Chegou dezembro, o último mês do ano, e com ele um tempo de retrospectivas, de olhar para trás e ver o que foi bom para ser repetido no ano seguinte, meditar sobre as coisas que não foram tão boas e traçar métodos para aperfeiçoá-las e, sobretudo, vislumbrar um futuro melhor crendo firmemente que Deus nos leva sempre avante, de modo que não fiquemos estagnados, mas, sigamos firmes em seu caminho.
Talvez você esteja se perguntando “Por que é preciso olhar pelo retrovisor?”. Pois bem, na dinâmica de um automóvel olhar pelo retrovisor não é somente ter uma visão do que está atrás ou do lado do veículo, é garantir a segurança dele para não causar incidentes ou acidentes, como assegura um site de automóveis: “Eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois a principal função dos retrovisores é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura. Existem dois tipos fundamentais de retrovisores: os retrovisores externos e o retrovisor interno. Os retrovisores externos têm a função de auxiliar motoristas principalmente no momento das trocas de faixas e ultrapassagem. No entanto, também são extremamente úteis como referencial na hora de estacionar e fazer balizas. O retrovisor interno, por outro lado, não contribui na troca de faixas em rodovias, mas ajuda o motorista a ter uma visão dos veículos que estão atrás. Outra valência dessa peça é o seu uso para visualizar tudo aquilo que está na parte de trás do veículo na hora de dar ré”.
Contextualizando a funcionalidade do retrovisor com a vida é preciso levar em conta em primeiro lugar o ampliar a visão. Faça uma retrospectiva e veja se neste ano que está chegando ao fim você ampliou sua visão das coisas, das pessoas, do universo como um todo. Você, jovem, estudou mais? Seus sonhos, seus conhecimentos foram ampliados? Ora, ampliar a visão é sair da zona de conforto e se movimentar. Um retrovisor é bem mais funcional quando o veículo está em movimento, daí ser importante você nunca parar. Esteja em movimento, amplie sua visão! Segundo, a consequência de ampliar a visão lhe dará mais segurança em relação ao seu futuro. Quem se põe em movimento, quem luta pelos seus ideais, sentir-se-á mais seguro. Lembre-se que o seu futuro é a medida dos seus sonhos colocados em movimento hoje em vista de alcançá-los.
Já em se tratando sobre os tipos de retrovisor, os retrovisores externos podem ser atribuídos na vida como o olhar o mundo a partir de fora. Não que você vá direcionar sua vida pelos critérios mundanos, mas o mundo, e isso inclui as pessoas, ajudam você a ser melhor, a trabalhar o modo como vive e enxergar as realidades ao seu redor. Do lado exterior, você reflete sobre o relacionamento com as pessoas, aperfeiçoa a convivência, a fraternidade, a paciência, a misericórdia, a caridade que é o amor em movimento, enfim, os retrovisores externos ajudam você a ver o mundo de fora e ser nele um ponto de equilíbrio a fim de que viva bem e santamente a vida. Pensando assim, como você tem enxergado o mundo? Tem procurado fazer a diferença? Ou tem sido apenas mais um a não fazer nada, como diz o apóstolo Paulo escrevendo aos tessalonicenses: “Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada” (2Ts 3,11). O que fez de bom para os outros e em que cooperou para a transformação do mundo?
O retrovisor interno, que é somente um, em se tratando da vida ele ajuda você a olhar para o seu interior, para as coisas do seu coração e da sua mente, de modo que seja o seu melhor ponto de equilíbrio. Quantas vezes você não tem olhado para dentro de si, preocupou-se tanto com o externo e acabou por esquecer do mais importante, que é o interno? Dentro de você está Deus e Ele o ajuda, como num espelho, a ter a coragem de olhar para o seu interior, vê-lo dentro de si e buscar melhorar os seus pensamentos e sentimentos, sendo quem você é chamado a ser. Não importa os que pessoas pensam de você, o que importa, como diz Santa Teresinha, é “Eu sou aquilo que Deus pensa de mim!”. Ah! Se as pessoas tivessem tempo de parar, silenciar e refletir sobre si mesmas!
Neste ano que está por terminar, quanto tempo você rezou? Rezar é uma das mais eficazes formas de descobrir Deus em seu interior e de encontrar-se consigo. Quanto tempo você também silenciou? Um caminho de volta ao seu interior é o mais perfeito ponto de equilíbrio, visto que em seu interior você se encontra com Deus e consigo mesmo em sua real e melhor versão.
Por fim, tenha a coragem e a ousadia de, chegando aos últimos dias deste ano, olhar para o retrovisor de sua vida e ampliar a visão, ter mais segurança, auxiliado pelos espelhos externos e pelo interno, e, sem sombra de dúvida, o ano de 2024 será para você bem melhor que este que chega ao fim. Lembre-se, pois, que se olhar pelo retrovisor ganhará mais impulso para ir adiante.
Boa retrospectiva e feliz ano novo!
Comments0