ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Acolhida: Nessa semana vivemos um momento especial na Igreja, alguém sabe qual foi? A Solenidade de Corpus Christi.
Alguém participou da procissão da Quinta-feira Santa ?
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.
Curiosidade: Corpus Christi é dia santo, dia de celebração do Corpo de Cristo. É costume nesse dia, enfeitar-se as ruas de algumas cidades, em honra do Rei Divino que passará na forma de Pão Eucarístico Além de uma prova de carinho, é uma demonstração pública de fé.
Vamos saber um pouco mais da história.
A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.
Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1317, o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo, que é a hóstia consagrada no ostensório.
O ostensório ou custódia: Em latim, ostendere significa mostrar. O ostensório serve para expor o Santíssimo Sacramento à adoração pública. Na bênção do Santíssimo, na procissão de Corpus Christi e em outras cerimônias, o padre introduz no centro do um suporte, onde se encontra a hóstia consagrada. O ostensório é tem a forma de um sol resplandecente, no centro do qual brilha o Sol divino, que é nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Sagrada Hóstia.
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro da Igreja, o próprio Cristo.
Atividades:
1)Leia Hb 13,15 e encontre com é chamado o Santo Sacrifício da Missa, quando Jesus se dá como alimento para nós.
R: Sacrifício de Louvor
2)Leia Mt 26,26 e 1 Cor 11,24 e responda: O que Jesus fez com o pão, para demonstrar, sua comunhão com os homens?
R: Repartiu o pão
3)A refeição é um momento de “alegria comum”, é memorial a Ceia de Jesus com os apóstolos, conte como é as refeições em sua casa.
4)Vamos ler e escrever abaixo o que diz Mc 14,22
R: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”
Figuras da Eucaristia no Antigo e no Novo Testamento, vamos completar :
Ceia Pascal: A pedido de Deus, o povo de Israel deveria repetir a cada ano como lembrança ou memorial da libertação do jugo dos egípcios. (Lev 23, 4 – 14)
O Maná: Deus alimentou o povo hebreu durante 40 anos no deserto com o maná. (Ex 16, 4 – 36)
As duas multiplicações dos pães: Mt 14, 13 – 21 e Mt 15, 29 – 39
Promessa da Eucaristia por Jesus Cristo: Jo 6, 35 – 51
Brincadeira: Verdade ou Mentira
Nessa brincadeira pode-se ou não separar duas turmas e marcar pontos ou somente fazer com todos os Catequizandos.
È uma brincadeira de afirmativas, que podem ou não estarem corretas. O catequista faz a afirmação e as crianças devem dizer Verdade ou Mentira.
1)Corpus Christi é dia santo, dia de celebração do Corpo de Cristo ( Verdade)
2)É costume nesse dia, enfeitar-se as ruas de algumas cidades, em honra ao Padre. (Mentira é em honra do Rei Divino)
3)È na festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pela vida. ( Mentira é pelo dom da Eucaristia)
4)A procissão, em honra do Rei Divino que passa pelas ruas com o Pão Eucarístico (Verdade)
5)A Eucaristia é o próprio Senhor que se faz presente. ( Verdade )
6)O Senhor se faz presente na Eucaristia como remédio de nossa alma. (Verdade)
7)A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira sexta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. (Mentira é na quinta-feira após a Santíssima Trindade)
8)A celebração de Corpus Christi normalmente tem início com a missa. (Verdade)
9)Após a missa normalmente se faz a procissão e todos podem ir embora ( Mentira se encerra com a benção do Santíssimo)
10)Santíssimo é o ostensório. (Mentira é a Hóstia Consagrada )
11)O ostensório serve para expor o Santíssimo Sacramento à adoração pública. (Verdade)
12)O ostensório é tem a forma de lua resplandecente, no centro do qual brilha o Sol divino, que é nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Sagrada Hóstia. (Mentira é em forma de Sol)
13)A Eucaristia é só mais um símbolo de vida cristã. Nela está contido todo o tesouro da Igreja, o próprio Cristo. (Mentira A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã )
Oração Final : Pai Nosso
Comments0