ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Oração Inicial:
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina,
sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amem.
Nosso tema de hoje é : Deus faz uma aliança com Abraão.
Quem usa aliança?
Todos os casais que tem um compromisso. Quando usamos uma aliança é como se a pessoa da qual essa aliança pertence, estivesse sempre junto conosco, todo o tempo.
Hoje começaremos com uma dinâmica:
Descrição: O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apoiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.
Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos se temos um ombro amigo do nosso lado?
Muito bem, vamos conhecer hoje Abraão, ele era um homem de grande fé. Viveu por volta do ano de 1850 antes de Cristo. Quando Deus o chamou a viajar, ele deixou sua terra natal, UR, sem saber o que ia lhe acontecer, mas confiou em Deus que o chamava pelo nome e lhe dava uma missão. Hoje temos muitas pessoas que deixam sua cidade, estado até mesmo seu país, e vai atender ao chamado de Deus, para uma missão especial, às vezes muito longe de casa.
Vamos ler na Bíblia a passagem que fala sobre Abraão, ou Abrão como era o seu nome. Gn. 12,1(-10; 17,1-8; 22,1-19)
A fé de Abraão anima toda a Bíblia. Ele foi fiel ao chamado de Deus, que fez com ele uma aliança.
Como Deus chamou Abraão ele também nos chama, nem sempre precisamos ir para outra cidade, ou país, mas quando dedicamos nosso tempo para o crescimento da comunidade e colocamos nossos dons a serviço do Reino de Deus, nos também somos missionários.
Quais as pastorais da nossa comunidade? Vocês conhecem alguém que participa na Igreja? O que essa pessoa faz? O que nós podemos fazer na Igreja?
Leia Gn. 18, 9-14 e 21,1-7. Vamos descobrir o presente de Deus à Abraão.
Abraão era uma pessoa muito boa porque acreditava em Deus, e fez a vontade dele. Abraão é chamado o homem de fé. Por causa de sua fé, Deus fez de Abraão uma grande nação e deu um filho a sua mulher Sara que era estéril.
Abraão acreditava em tudo que Deus lhe falava e por mais difícil que fosse fazer a sua vontade ele sempre obedecia.
Nós devemos obediência a quem? Nossos pais, padrinhos … aos mais velhos, não só obediência, mas também respeito.
Deus presenteou Abraão e sua esposa Sara com um filho.
Vocês conhecem algum casal que não tem filhos, por que a mulher ou o homem são estéreis? Como deve ser a vida de um casal que não consegue ter filhos?
Brincadeira a história inventada;
Agora nós vamos criar uma história de um casal que não conseguia ter filhos. O começo pode ser assim: Roberto e Taís estavam casados já havia 10 anos e por mais que tentassem Taís não conseguia engravidar… ( cada um conta um pedaço da história)
Descrição: O coordenador deve começar a história Um jovem casal estava feliz com o casamento, mas não tinha filhos e …. então o coordenador pede para um participante continuar a história, porém deve tirar um objeto da bolsa e esse obejeto deve estar na história, assim por diante. Até que a história seja terminada por um coordenador dando um final feliz.
Dica no lugar de objeto pode ser fotos ou imagens
Mensagem: coisas inesperadas aparecem, mas quando a fé é maior conseguimos o que queremos.
Muitas vezes recebemos o que precisamos e não o que pedimos, Deus age todo momento em nossa vida, sempre nos presenteia, as vezes não percebemos porque não prestamos atenção.
Vamos ouvir uma história chamada: O presente.
Narra uma história que uma vez certo rapaz ia muito mal à escola e seu pai lhe propôs um acordo. – “Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular ganhará um carro de presente”.
Por causa do carro, o rapaz passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. Sabia que a mudança era apenas fruto de interesse. E isso não era bom. O grande dia chegou. Foi aprovado no vestibular. O pai convidou a família e amigos para uma festa de comemoração. Elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves, o rapaz abriu o pacote e encontrou uma bíblia.
O rapaz ficou visivelmente decepcionado, calou-se e jurou que jamais perdoaria o seu pai por não cumprir o que lhe prometera. Deixou a casa dos pais e foi morar com um amigo. O tempo passou, ele se formou, arrumou emprego e ignorou ainda mais o seu pai.
Todas as tentativas do pai para reatar os laços familiares foram inúteis. Até que um dia o velho, muito triste, adoeceu e não resistiu: faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a bíblia, que tinha sido o último presente do pai. Ao abri-la, encontrou um cheque e uma carta que dizia: “Meu filho, sei o quanto você deseja ter o carro. Prometi-lhe e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. Também, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A BÍBLIA SAGRADA. Nela você aprenderá o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão de termos um Pai, louco de amor por nós.”
Com profundo remorso, o filho então caiu em prantos.
Vamos escrever em nosso caderno uma oração de fidelidade a Deus.
Como exemplo: Senhor meu Deus, confio em ti, em suas obras e misericórdia, abençoe minha vida e minha família. Amém.
Agora vamos colocar dentro do potinho de oferta nosso pedido à Deus.
Saúde, paz, alegria, benção … ir bem na escola, saber ouvir os pais, amar os irmãos etc.
Oração final, vamos professar nossa fé:
Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra
e em Jesus cristo seu único filho, Nosso Senhor
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo
nasceu da Virgem Maria, Padeceu sob Poncio Pílatos
Foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos
ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus,
e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso
de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica
na comunhão dos Santos
Na remissão dos pecados
na ressurreição da carne
na vida eterna. Amém
Vamos levar um desenho para colorir e contar a história de Abraão em casa.
Comments0