ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O encontro em Salvador teve início no sábado, às 8h, com o café, seguido da formação sobre o tema “Fraternidade e Regra do Carmo”. Após a mesma, os jovens foram convidados a fazerem um momento de meditação. Na parte da tarde, ouviram uma segunda palestra, desta vez sobre o tema “Ser irmão”. Às 18h houve a oração do Terço e Celebração da Palavra. À noite aconteceu um momento de fraternidade, com o recreio.
No domingo, a primeira atividade do dia foi a Santa Missa, presidida pelo Frei Alberto Fernandes, O.Carmo. Seguiram-se o café, conversas pessoais, almoço e encerramento do encontro.
Para o vacaionado Zenóbio Castro Filho, “a experiência foi rica e fascinante”:
“Cheguei à fonte para experimentar da água carmelitana e encontrei uma água límpida e boa, doce e frefrescante, como a Virgem Maria, a mãe e rainha do Carmelo. Ter a oportunidade de participar do encontro foi uma graça de Deus, uma experiência nova e maravilhosa, um sentimento enorme de retorno ao primeiro amor”, testemunhou.
Em meio ao barulho incessante do mundo atual, o silêncio do Carmelo traz vida e esperança para a humanidade. Foi essa a experiência feita pelos jovens vocacionados: o silêncio do Carmelo faz-nos ouvir a Deus, rebatendo uma cultura barulhenta e desfigurada. A contemplação é base do carisma camelitano. Nada se faz com perfeição se antes não for iluminado pela contemplação.
“Ver e vivenciar um pouco o jeito carmelita de ser Igreja despertou em mim o desejo ainda maior de conhecer mais profundamente esse carisma que há séculos encanta tantas pessoas. Isso para mim é a prova concreta de que vale a pena arriscar-se”, completou Zenóbio.
A vida de oração, a fraternidade e a missão Profética, deve continuar a existir de uma forma nova e o nosso carisma se atualiza não inventando, mas tornando novo aquilo que nos fez chegar neste século. Oferecer ao mundo nossa vida autêntica de contemplação, oração, fraternidade e profecia é o grande desafio para nós, carmelitas deste século.
>>>Confira as datas e locais dos próximos encontros
Mais informações: (11) 3146-4500 – Falar com Frei João Paulo. Ou pelo e-mail: fradecarmelita@gmail.com .
Comments0