ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Encontro Vocacional para Rapazes, da Província Carmelitana de Santo Elias, na Região São Paulo, foi realizado no último final de semana (dias 16 a 18/03), na Capela Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes. Este foi o terceiro encontro vocacional do ano no Brasil. Os outros dois primeiros foram realizados, respectivamente, em Belo Horizonte e Salvador.
Como os anteriores, no encontro da Região São Paulo os jovens interessados em iniciar um caminho vocacional na Ordem do Carmo ouviram sobre o itinerário espiritual do Carmelo: história, Maria e os santos.
Os vocacionados foram recebidos pelos frades na sexta-feira no final da tarde. No sábado pela manhã, tiveram como primeiro compromisso a Santa Missa, presidida pelo Frei Marcelo de Jesus, O.Carm., Mestre de Noviços da Província.
Após a Celebração Eucarística e o café da manhã, os jovens participaram da primeira palestra que teve como tema “Maria: discípula do amor”, proferida por Frei João Paulo Moraes, O.Carm., Promotor Vocacional. A segunda formação do dia foi dada por Frei Bruno. Ele falou aos jovens sobre a “História do Carmelo”.
Na parte da tarde, Frei William Pereira, O.Carm., discorreu sobre os “Santos do Carmelo” e Frei Jefferson falou sobre “Vocação”. No final do dia houve uma atividade comunitária, que consistiu na limpeza e organização dos espaços e da casa comum. À noite foi realizado o Lucenário e a recreação.
No domingo também a primeira atividade do dia foi a Santa Missa, presidida pelo Frei Thiago Borges, O.Carm. Neste dia, após o café, os vocacionados tiveram um momento de deserto durante o qual refletiram com o Evangelho de São Lucas, capítulo 23, versículos de 13 a 35, que traz a passagem dos discípulos de Emaús.
O encontro foi encerrado com o almoço.
Para o jovem Caio, este final de semana foi determinante para o seu discernimento vocacional. “A organização do encontro foi de suma importância, pois contribuiu para nos manter firmes na subida do Monte Carmelo. A clareza e a objetividade nas conferências agregaram para o entendimento sobre a vida do Carmelo, a qual almejamos um dia experimentar”, declarou.
Lucas Moreira, outro participante, complementou:
“O Encontro Vocacional Carmelita deste final de semana foi de grande importância para que eu soubesse de onde partir para discernir a vocação que o Senhor me reservou. A partir deste encontro eu pude entender melhor que ser carmelita é servir a Deus no silêncio interior pelas mãos de Maria Santíssima, e que viver em obséquio de Jesus Cristo é aceitar que tudo tem o seu Tempo. Deus reserva e prepara para a nossa vida o momento propício para cada coisa, o que não teria sido perfeito caso acontecesse no momento em que tivesse sido da nossa vontade. Escalando o Monte Carmelo em mim, buscarei encontrar no silêncio a resposta de Deus para isso, apesar de imaginar que em cada etapa terei uma surpresa diferente.”
Fotos: Provocarmo
Próximo encontro vocacional: Belém (PA)
Comments0