Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
Artigos
13/01/2021

Escola Maria Montessori: há 50 anos motivando para realizar

0
0

 

Em 16 de julho de 2020 a Escola Maria Montessori, situada em Brasília (DF), completou 50 anos de existência. Fundada em 1970, a instituição iniciou seu trabalho com a Educação Infantil e, em 2002, expandiu sua oferta também para o Ensino Fundamental I, possuindo atualmente turmas do Maternal I ao 5º ano.

O sistema de ensino aplicado encontra-se nos fundamentos da Metodologia Montessoriana, criada pela renomada pedagoga italiana, Maria Montessori. Nele, o aluno possui maior liberdade para escolher seu trabalho, se mover por conta própria e ser responsável por seu progresso e por sua aprendizagem. Esta forma de ensino proporciona também a integração da criança com o ambiente no qual está situada, com os materiais e com o professor, tendo assim a possibilidade de construir sua independência, absorvendo conceitos e valores sociais de forma segura e de acordo com o momento vivido.

Testemunha ocular da fundação da Escola, Frei Felisberto Caldeira de Oliveira, O.Carm., narrou detalhes sobre a origem e a história de uma das instituições de ensino mais tradicionais e respeitadas do Distrito Federal.

“Em 1904 vieram os primeiros Carmelitas holandeses para que o patrimônio da Província fosse entregue aos Carmelitas sob a condição de que fosse investido na educação das crianças e jovens. Frei Lamberto Lambooy, quando foi indicado para Brasília, bebeu desta fonte, e dizia que “onde estiver um Carmelita em um convento, haverá também um cuidado com a educação tanto religiosa, como civil”. Ele criou o Colégio do Carmo assim que chegou a Brasília, antes da inauguração da capital, por volta de 1956/57. O Colégio tinha como diretor e fundador o próprio frei, com muita inspiração religiosa e familiar. Era integrado à paróquia e as professoras eram também catequistas na comunidade. Quando foi inaugurado o complexo atrás da igreja, houve a necessidade de uma nova estrutura educacional. Então, Frei Lamberto encontrou uma professora que o ajudou em parceria a criar uma Escola Montessoriana. Esta pedagogia entusiasmou bastante o frade carmelita por Maria Montessori ser uma educadora italiana que muito influenciou a educação holandesa, e ele se sentiu atraído pelo sangue e pelo método”, contou Frei Felisberto.

“É importante deixar a criança livre na aplicação de suas habilidades, pois ela se tornará sensível às conquistas superiores” (Maria Montessori)

Com o slogan ‘Motivando Para Realizar’, há cinco décadas a Escola Maria Montessori é um grande berço de formação em todas as áreas da vida: pessoal, profissional e religiosa. A instituição de ensino acredita que a missão de educar vai muito além de ter alunos com boas notas. Um de seus diferenciais é estimular o aprendizado por meio de atividades práticas e, para isso, ao longo do ano o estudante participa de uma série de visitas de campo e projetos pedagógicos como: “Cozinha Experimental”, “Projeto Leitura”, “Professor por um Dia”, “Manhã Esportiva” e vários outros. Além disso, a Escola busca aliar a tradição da Metodologia Montessoriana às novas tecnologias, com laboratórios de informática e ciências equipados com o que há de mais moderno no mercado. O respeito a Deus, ao próximo e à natureza também é ensinado o tempo todo. Dentro do compromisso de ultrapassar as barreiras da teoria, a instituição possui um zoológico onde os alunos têm contato com centenas de animais. A diretora pedagógica, Marcia Fatureto, ressaltou não só a importância da Metodologia Montessoriana no percurso formativo, como também destacou a fundamental integração e participação dos pais.

“A Escola proporciona um ambiente natural entre a prática e o conhecimento construído e descoberto. Os pais acompanham e participam do crescimento da criança de forma direta e responsável, através das atividades propostas pela escola: oficinas, feiras, eventos culturais e sociais, encontros de reflexão e debates com profissionais da área educacional. Na Escola Montessori, as relações são transparentes, comprometidas e interativas”, afirmou.

Com um sistema que permite o pleno crescimento e amadurecimento da pessoa humana, a Escola Maria Montessori concretiza a missão dada aos Carmelitas ao receberem o patrimônio da Província, de sempre investir na educação de crianças e jovens, fazendo com que cresçam e se desenvolvam em plenitude, sendo cidadãos éticos preparados para os desafios da vida e cientes do seu papel na sociedade.

*Estagiária, sob a supervisão de Raphael Freire

Fotos: André Calvino / Comunicação Escola Maria Montessori

50 anosBrasíliaCarmelitasDFeducaçãoEscola Maria MontessoriMaria MontessoriMetodologia MontessorianaMotivando Para Realizar
0
0
Publicado por: admin

Previous

Modificado o rito de imposição das Cinzas em tempo de pandemia

Next

Frei Rothmans Darles de Campos toma posse como reitor do Carmo de Itu (SP)

Leia mais

ArtigosCampanha da Fraternidade
23/11/2020

EM MENSAGEM AOS CRISTÃOS CATÓLICOS DO BRASIL, SECRETÁRIO-GERAL E SECRETÁRIO DE CAMPANHAS DA CNBB CONVIDAM AO GESTO CONCRETO DA COLETA DO BEM

0
0
Artigos
17/07/2020

Comunidades Carmelitanas celebram o Dia de Nossa Senhora do Carmo

0
0
ArtigosCampanha da Fraternidade
02/12/2021

Diocese de Marabá participa da da VI Conferência Estadual de Políticas Públicas para mulheres

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede