ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
1- Faça suas compras no começo de dezembro. Pode parecer impossível, mas se você fizer suas compras na primeira semana de dezembro terá mais tempo depois para se dedicar ao que é essencial no Advento: oração, estar presente, preparar-se para a grande festa do Natal.
2- Escolha viver, no máximo, três tradições do Advento. É uma tentação querer fazer tudo e isto pode nos levar a não fazer nada direito no fim. Decida quais são as tradições mais importantes para você nesse momento e comprometa-se com elas. Não adianta sair correndo depois para comprar a coroa do Advento ou deixar para a última semana aquela oração especial de preparação. Escolha agora e comece a viver já!
3- Comprometa-se com a leitura espiritual neste Advento. Procure reservar dez minutinhos do seu dia à leitura de uma passagem bíblica ou de algum bom livro de espiritualidade (se for sobre o Natal, melhor ainda). Você pode também ler as leituras da liturgia do dia e algum comentário sobre elas.
4- Crie um espaço de oração na sua casa. Esta época merece um espaço especial para orar. Pode ser um canto do quarto, um aparador na sala ou até a prateleira de um armário. O importante é criar um espaço físico que ajude a direcionar a mente e o coração aos temas do Advento. Nesse espaço você pode colocar a Bíblia, imagens sacras, folhetos com orações, vela, terço, entre outros objetos religiosos.
5- Saiba dizer “não”. Esta época é cheia de compromissos sociais, encontros de confraternização, amigo secreto etc. Agende tudo isso com responsabilidade, sem deixar de participar, claro. Mas saiba dizer “não” a todos os “extras” que podem distrair você da vivência de um Advento com mais sentido. É difícil rejeitar coisas boas, mas cada “não” aqui significa um “sim” ao que realmente importa.
6- Acrescente à sua agenda uma boa confissão. Decida desde já quando e onde você receberá o Sacramento da Confissão neste Advento. Se você programar isso desde já, não terá motivos para se lamentar depois. Ofereça a Jesus e a todas as pessoas a quem você ama um lindo presente neste Natal: você renovado(a).
7- Prepare músicas de Advento. A música ajuda a preparar a alma. Faça a sua seleção, com as músicas e cânticos que mais o(a) ajudem a encontrar-se com Deus e viver o clima de preparação para o Natal. Você pode ouvir no carro, na academia, em casa, onde quiser.
8- Escolha um jeito especial de se doar. Durante o Advento somos convidados a prestar mais atenção às pessoas ao nosso redor e a ser generosos. Há muitas formas de fazer isso. Você já pensou em reunir seus filhos e preparar docinhos para os bombeiros da sua cidade? Ou reunir as economias da família inteira e fazer uma pequena doação a um instituto de caridade? Seja criativo(a) no amor e na doação!
Fonte: A12
A Revista Ave Maria presta sua homenagem ao Padre Roque Vicente Beraldi, cmf pelo seu aniversário natalício de 100 anos. Agradecemos o empenho e a dedicação na transmissão da Boa-Nova do Evangelho aos nossos leitores. Que sua vida continue repleta de saúde e de muitas bênçãos do Céu!
Padre Roque Vicente Beraldi é missionário claretiano. Nasceu em 17 de novembro de 1921, na cidade de São José do Rio Pardo (SP). Em 1933, ingressou no seminário claretiano. Fez a profissão dos votos religiosos em 1939. Depois de cursar Filosofia e Teologia foi ordenado sacerdote em 1946. Uma vez ordenado, continuou seus estudos, formando-se em Letras Anglo-germânicas e Pedagogia. Teve formação musical pelo Conservatório Paulista de Canto Orfeônico. Foi professor de latim em muitos colégios e faculdades. Foi diretor dos colégios claretianos em São Paulo (SP), Guarulhos (SP) e Batatais (SP). Foi diretor da Faculdade de Educação Física e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras José Olympio, ambas em Batatais (SP). Foi vice-diretor do Seminário Claret, em Rio Claro (SP), e diretor do Noviciado Claretiano, em Campinas (SP). Atualmente é vigário paroquial na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em São Paulo, e articulista da Revista Ave Maria. Publicou pela Editora Ave-Maria diversas novenas devocionais.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Comments0