ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu, em convênio com a Diocese de Goiás, oferece o curso de Especialização em Pedagogia Catequética, com o intuito de formar especialistas para todas as regiões do Brasil. O curso, ministrado há mais de 15 anos, é voltado para catequistas, presbíteros e religiosos na área da catequese.
O bispo de Goiás, dom Eugênio Rixen, afirma que durante esse período já passaram pelo curso pessoas atuantes de vários lugares do Brasil. “Acredito que é um serviço que a diocese de Goiás presta à Igreja no Brasil na linha de formação de lideranças na catequese, de pessoas que coordenam nas dioceses, nas paróquias e mesmo nos regionais”, apontou.
Com os objetivos de incentivar a pesquisa e a produção catequética, fortalecer a caminhada da catequese e capacitar e qualificar catequistas, coordenadores e assessores, o curso ocorre sempre em módulos de aulas presenciais, em janeiro e julho, com dez dias intensivos de aula. Desta vez, realizado de 07 a 15 de janeiro, houve o terceiro módulo da 13ª turma.
Durante o período, os alunos tiveram aulas de Mistagogia com dom Eugênio Rixen; Introdução ao Segundo Testamento: Bíblia II e Metodologia da Pesquisa Científica com o professor Hebert Vieira; Iniciação à Vida Cristã com o assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá Santos, e Introdução ao Primeiro Testamento: Bíblia I com a irmã Maria Aparecida Barboza.
Anamar Rais foi uma das alunas do curso. Participante da 9ª turma, ela conta que a experiência foi muito importante. “Ajudou muito no meu crescimento espiritual, catequético, na minha missão como catequista e despertou para querer buscar algo mais”, afirmou.
A ex-aluna, que agora é secretária do curso, disse também que quem passa pela experiência sai com a bagagem ampla. “Adquiri um conhecimento muito bonito que não fica só para a nossa questão formativa, mas também pastoral. Os professores mexem com a nossa ação pastoral, com a nossa missão e isso fortalece ainda mais o nosso vínculo catequético”, disse.
O curso promove a articulação e a organização da catequese em todos os níveis, além de dinamizar a missão evangelizadora da Igreja. “Durante todos esses anos fomos melhorando a programação, nos adequando, nos adaptando às grandes e novas orientações da catequese no Brasil, principalmente na linha da Iniciação à Vida Cristã”, aponta dom Eugênio Rixen.
Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que ministrou uma aula sobre “Iniciação à Vida Cristã” no curso, fez questão de enfatizar que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) coloca a Iniciação à Vida Cristã como um dos pilares fundamentais. “A Iniciação à Vida Cristã é a transformação radical do cristão para participação no mistério pascal de Cristo, realizado com a mediação da Palavra que leva a fé, mediante os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia”, disse.
O assessor explicou aos alunos sobre a história da Iniciação à Vida Cristã a partir dos primeiros séculos da Igreja até os dias atuais, com ênfase no período pós Conciliar e nos Documentos Eclesiais. “A partir daí fomos delineando a importância da Iniciação à Vida Cristã na Igreja, na formação. Vimos também como deve ser feita a Iniciação à Vida Cristã em nossas paróquias e comunidades”, acrescentou.
Via CNBB
Comments0