ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Esse é um tema que pode ser usado em muitos tipos de formação. Ele é inerente à formação de sacerdotes e diáconos, mas também à formação de catequistas e agentes de pastoral. Da mesma forma, é adequado à catequese de jovens e adultos, seja na preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Penitência, Eucaristia ou Crisma), como na preparação ao Matrimônio, pois é missão primordial de todo cristão dar testemunho de Jesus Cristo, por toda a sua vida. E isso é evangelizar!
Por isso, a historinha que colocamos aqui é um instrumento perfeito para ilustrar esse tema. Ela poderá ser apresentada para reflexão:
* Nos encontros de catequistas para mostrar como um catequista deve agir com seus catequizandos;
* Nos encontros com os pais para mostrar como eles devem educar seus filhos na fé;
* Na catequese de crisma para mostrar aos catequizandos como viver a missão;
* Nos encontros de noivos e na catequese de pais e padrinhos que se preparam para batizar crianças, para mostrar qual é o compromisso que assumem.
Use e abuse dessa história, ela é uma história real, mas lembre-se de ler primeiro, reler, refletir, meditar e fazer um bom exame de consciência antes e, se necessário, transformar a própria vida, para não ser questionado/a ou acusado de falar uma coisa e fazer outra.
______________________________________________________
Francisco – Bom PastorPadre Jorge Bergoglio e o cordeiro rejeitado
Um amigo do Papa Francisco, que o conhece de perto há mais de 40 anos, pois é jesuíta, narra ter presenciado um pequeno fato da vida do Papa quando este era superior e provincial no Colégio Máximo, na Argentina.
Para a manutenção dos seminaristas que ali moravam, havia uma chácara e um pequeno sítio, onde se convivia com porcos, vacas e ovelhas.
Um certo dia, Pe. Jorge Bergoglio estava ajudando uma ovelha a parir e o amigo ofereceu-lhe ajuda. A ovelha tinha rejeitado um cordeirinho dos três que nasceram. Bergoglio refletiu um pouco, e improvisadamente pegou o cordeirinho e o entregou ao seminarista que estava ali com eles dizendo: “Cuida dele!”. O seminarista perguntou, assustado: “E como se faz isso?”. “Vá à enfermaria, esquenta um pouco de leite e dá-lhe com a mamadeira”.
Por cinco meses esse estudante manteve o cordeirinho em seu quarto, e acabou impregnado do cheiro do bichinho. A ovelhinha o seguia por toda a casa, inclusive na igreja e nas salas de aula.
Num dia, notando a atrapalhação do seminarista, Pe. Bergoglio lhe disse: “Fiz com que passasses por uma prova. Tu aprendeste isso: se tu cuidas dela, a ovelha te segue. Faz sempre assim”.
___________________________________________________
Muitos, mas muitos catequistas e agentes de pastoral mesmo, se perguntam porque a evangelização e a catequese (de todas as etapas) não dá bons e tantos frutos quanto deveria. Pois essa história nos dá a resposta: “…se tu cuidas dela (das criaturas que te foram confiadas), a ovelha te segue”. Assim, se cuidamos daqueles que nos são confiados, na nossa ação pastoral, essas pessoas vão seguir nossos passos… isto é, vão nos seguir em tudo que fazemos e não apenas no que falamos.
Abaixo colocamos o texto da história em PDF, para que vocês possam baixar em seus computadores e imprimir:
Padre Jorge Bergoglio e o cordeiro rejeitado
Via Universo Vozes
Comments0