ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Praticar exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos das costas e abdômen pode melhorar a postura, aliviar a tensão nos ombros, pescoço e peito e prevenir dores e lesões. A má postura pode causar dor lombar, cervical, cefaleias tensionais e aumentar o risco de lesões vertebrais e inflamação do nervo ciático.
Abaixo apresentamos nove exercícios que podem ser realizados de duas a três vezes por semana para ajudar a manter uma postura correta. Caso sinta dor ou desconforto ao realizá-los, consulte um ortopedista.
POSTURA DO GAFANHOTO
Deite-se de barriga para baixo com os braços ao longo do corpo. Eleve os braços e a cabeça do chão, contraindo as costas. Repita devagar, de três a cinco vezes.
POSE DA COBRA
Deite-se de barriga para baixo, posicione as mãos ao lado da cabeça e eleve o tronco do chão, mantendo os braços esticados e olhando para frente. Mantenha o pescoço paralelo ao chão e os ombros longe da cabeça.
POSIÇÃO DA CRIANÇA
Sente-se sobre os calcanhares, alongue as costas e empurre os braços contra o chão. Mantenha essa posição por trinta segundos a um minuto.
POSTURA DO CACHORRO OLHANDO PARA BAIXO
Mantenha os pés e as mãos no chão, estique as pernas para formar uma posição de pirâmide. Faça força com os músculos das costas para manter a posição. Mantenha por trinta segundos a um minuto.
POSTURA DA PRANCHA
Deite-se de barriga para cima, estique os braços e eleve o tronco do chão, mantendo as pernas retas e a coluna alinhada. Mantenha por trinta segundos a um minuto.
POSE DO GATO
Na posição de quatro apoios, arqueie as costas como um gato ao inspirar e olhe para cima. Ao expirar, curve as costas para cima e olhe para baixo, em direção ao umbigo. Mantenha por quinze a trinta segundos e repita de duas a quatro vezes.
ABERTURA DO PEITO
Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, leve os braços esticados para trás e entrelace os dedos. Eleve os braços, inspire e levante o peito, inclinando ligeiramente a cabeça para trás. Expire voltando à posição inicial. Repita dez vezes.
PONTE
Deite-se de barriga para cima, dobre os joelhos e apoie os pés no chão. Contraia o abdômen e os glúteos, eleve o quadril do chão até formar uma linha reta dos joelhos à cabeça. Mantenha por trinta segundos a um minuto e abaixe o quadril. Repita cinco vezes.
ABRAÇAR AS PERNAS
Deite-se de barriga para cima, dobre os joelhos e mantenha os pés no chão. Com as mãos, traga os joelhos em direção ao peito e mantenha por cerca de quinze segundos. Repita cinco vezes.
Além desses exercícios, práticas como balé, musculação, equitação, pilates, natação e diversos tipos de dança são ótimas para corrigir a postura, pois fortalecem os músculos eretores da coluna, peitorais, abdominais e região posterior de coxa.
Se houver dor nas costas, pescoço ou cefaleias frequentes, consulte um ortopedista para um diagnóstico e tratamento adequados.
Comments0