ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O projeto “Mulheres Empoderadas no Artesanato” realizado de 25 de julho a 5 de novembro de 2021, pelo Instituto Bom Pastor, capacitou 36 mulheres da Zona Oeste de Natal (RN) em produção de pintura em tecidos, biscuit e topiaria. No decorrer do projeto, as mulheres também tiveram uma formação sobre peças natalinas com produtos recicláveis.
A iniciativa, segundo a coordenadora do projeto Solange Oliveira de Souza, abriu novos horizontes de geração de renda individual e comunitária para estas mulheres em situação de vulnerabilidade social, desemprego e violência. O projeto entregou um kit de material para cada uma delas para colaborar no desenvolvimento de suas habilidades artesanais e favorecer que elas continuassem a prática em suas residências.
O projeto foi implementado em três fases. Na primeira, foram executadas as oficinas de pintura em tecido e produção de artesanatos natalinos a partir de material reciclável, perfazendo 26 horas de capacitação.
Na segunda fase as mulheres aprenderam, em 24 horas, a produção de artesanato usando o biscuit e deram ainda um reforço na criação de peças para o período do Natal. A terceira fase, com 24 horas de duração, foi dedicada à capacitação em topiaria com mais quatro horas de reforço em artesanato natalino.
De acordo com a coordenadora do projeto, Solange Oliveira de Souza, as oficinas colaboraram para a melhoria de qualidade de vida das mulheres envolvidas, oferecendo oportunidades também de empoderamento feminino.
Além da capacitação técnica, o projeto oportunizou a reflexão dos temas como promoção da dignidade humana, da ética e da cidadania contribuindo para multiplicação do conhecimento nas famílias das participantes.
O projeto é uma das 94 iniciativas apoiadas com recursos da Campanha da Fraternidade em 2021 que apoiou ações com focos específicos e seguiu um conjunto de regras, uma delas é o alinhamento a um dos três eixos de atuação, conforme estabelecido em edital próprio: auxílio a situações de insegurança alimentar, insumos para cuidados sanitários ligados à pandemia e captação para a geração de renda.
No Domingo de Ramos, dia 10 de abril, será realizada a Coleta da Solidariedade 2022 na qual os cristãos católicas estão convidados a fazer uma doação, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2022, para os projetos a serem apoiados pelo FNS. Veja, no vídeo abaixo, como doar:
Comments0