ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
De 22 a 25 de janeiro de 2020 foi realizado, na casa de retiro Monte Tabor, em Belém do Pará, o Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e dos Interpretes Católicos com a participação de 102 pessoas, entre surdos, intérpretes e religiosos, sendo 39 homens e 53 mulheres (adultos) e 10 jovens. O encontro recebeu apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, a partir dos recursos doados à Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade 2019 cujo tema foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Segundo o padre Wanderson Jorge da Costa Barata, responsável pela ação, o objetivo central do projeto foi capacitar o surdo, proporcionando-lhe conteúdos adaptados à sua realidade, promover a formação na área da tradução/interpretação e habilitar a comunidade surda para participar das muitas atividades da Igreja.
De acordo com o representante da Pastoral dos Surdos, as atividades com os surdos requerem a utilização de tecnologia visual e da comunicação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Em função disto, destaca, foram usados os recursos de datashow para a transmissão dos conteúdos durante as palestras e em outros momentos trabalhos em grupos e plenárias utilizando materiais de papelaria (cartolinas, canetas, entre outros). Na programação, também foram previstos momentos de partilha de experiências dos participantes.
Como um dos conteúdos, eles apronfundaram a promoção da missão evangelizadora da Pastoral do Surdo e o chamado de Deus para a missão. “Refletimos sobre o papel do surdo e do intérprete da missão de evangelização e garantia de direitos e políticas públicas para esta população”, informou padre Wanderson.
Eles também refletiram sobre os temas “Surdo evangelizando Surdo à luz do catecismo” e “Intérprete evangelizando intérprete à luz do catecismo”, aprofundamentos que proporcionaram aos surdos e intérpretes conhecer o catecismo e como apoiar as ações sociais da igreja na missão de Batizados e Enviados.
O representante da Pastoral dos Surdos aponta como principal resultado alcançado com este encontro a conscientização sobre os direitos e deveres dos surdos e a capacitação dos agentes de pastoral. “Refletimos sobre a realidade da Pastoral do Surdo no Brasil e como podemos fortalecer os trabalhos e garantir aos surdos uma vida digna proporcionando a eles a inclusão na igreja e demais espaços sociais”, finaliza o padre Wanderson .
A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha de cada ano.
Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro de 2021, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.
Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas de cada projeto, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo endereço: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados. A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça do Governo Federal, ao Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).
Fonte: CNBB
Comments0