ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de São Joaquim, localizada no distrito de São Joaquim, em Januária, Minas Gerais, conseguiu um aporte do Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, oriundo da Coleta Nacional da Solidariedade de 2022, para desenvolver um projeto sustentável e comunitário, através de sistemas de produção de produtos derivados da mandioca como tapioca, farinha, fécula.
Trata-se do projeto “Farinhada de São Joaquim”, que carecia de recursos para concluir a implantação de sua sede, a Casa de Farinha Comunitária. A iniciativa promove a geração de trabalho e renda para a comunidade, o fortalecimento da autonomia e dos beneficiários, por meio do desenvolvimento de suas capacidades técnicas, gerenciais e produtivas, trabalhando a dimensão social, ambiental, política, econômica, ética e cultural.
“O projeto é de grande importância para a comunidade, uma vez que todas as famílias tem o costume tradicional de trabalhar com a produção da mandioca. Por outro lado, a comunidade não dispunha de um espaço adequado para facilitar a produção de farinha, tapioca e outros sub-produtos da mandioca”, afirma a coordenação do projeto.
Atendendo, atualmente, 160 famílias, o projeto contribui para a segurança alimentar das mesmas, além de trazer oportunidades de permanência no campo com condições para a produção, comercialização, capacitação e lazer. No espaço, também ocorrem discussões, encontros e atividades que buscam a promoção da criança, do jovem e da mulher.
Este ano, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é o combate à fome, a Coleta Nacional da Solidariedade acontece nas comunidades católicas no próximo dia 2 de abril, Domingo de Ramos. Com a sua oferta, você ajuda a Igreja a saciar a fome de mais pessoas no Brasil por meio de projetos como estes apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
Você pode doar também por meio do QR Code que aparece no vídeo, por meio de um depósito bancário. Doe para a Coleta Nacional da Solidariedade e atenda ao chamado de Jesus: “Dai-lhe vós mesmos de comer”.
No vídeo, abaixo, saiba como doar:
Saiba mais em: campanhas.cnbb.org.br
Comments0