ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Encontro de Formação Permanente 2019, da Província Carmelitana de Santo Elias, acontece hoje (23/10) e amanhã (24/10), no Convento do Carmo de São Paulo (SP). O tema desta quarta-feira é “Desafios e perspectivas da Igreja no Brasil” e tem como assessor o Dr. Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira.
O Encontro de Formação Permanente é uma das atividades anuais para os párocos, priores, reitores, ecônomos e padres jovens da Província Carmelitana de Santo Elias. A cada ano um tema é escolhido para o aprofundamento dos religiosos.
Em entrevista ao site Carmelitas.org, Monsenhor Catelan falou que suas conferências terão como base as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2019 a 2023. Como eixo central, ele abordará as características da cultura urbana, com as possibilidades e riscos que ela proporciona à vivência da fé.
“O objetivo é apresentar a proposta da Igreja de estar presente na cultura urbana, especialmente a partir de pequenas comunidades – semeadas e existentes –, nos mais diferentes ambientes. E a partir dessas pequenas comunidades, que são comunidades eclesiais missionárias, dar o testemunho profético de uma forma de viver que é comunitária e solidária. Nessas comunidades, uns cuidam dos outros. Por isso, elas são uma profecia para o mundo de que é possível viver de outro modo, não num individualismo, não deixando a própria vida sujeita à ditadura do consumismo e do ritmo frenético. É possível parar, se encontrar, cultivar a vida de oração e de fraternidade. Desse modo, poderemos ajudar as pessoas a entenderem que existe uma forma mais plena, mais humana, mais feliz de viver”, disse.
Dr. Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira
Monsenhor Catelan é assessor da Comissão Teológica Internacional; membro do Instituto Nacional de Pastoral e assessor da Comissão da Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; membro da equipe de reflexão para a reestruturação do CELAM; sócio-fundador da Sociedade Ratzinger Brasil e professor de Teologia na PUC-Rio. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, eucaristia, Magistério, Concílio Vaticano II e Teologia Sacramentária.
Amanhã, dia 24/10, os confrades terão um outro tema de estudo: “Reforma da Previdência e Questões Administrativas”, que será ministrado pela assessoria da Matriz/Lapa.
Comments0