ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A diocese de Limeira (SP) realizou nesta quinta-feira, 24, no município de Araras, um encontro de formação para animadores da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O encontro teve a participação do assessor para Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luiz Carlos Dias, que propôs uma reflexão sobre os objetivos da CF-2011.
A intervenção do homem na natureza paralelo aos fenômenos naturais que ocorrem de tempos em tempos; o meio ambiente sendo degradado e em contra partida a ocorrência de chuvas intensas, enchentes, aquecimento global foram alguns dos temas propostos pelo assessor.
Segundo padre Luiz, pensar na questão do meio ambiente é urgente, pois chegamos a um ponto que podemos não ter futuramente condições de vida, por isso, a sociedade deve também agir. “Na década de 80 não tínhamos a consciência ecológica que temos hoje, mas tínhamos a preocupação com o meio ambiente. E o que mudamos, o que fizemos?”, indagou o padre.
Para ele, todos falam em busca pelo bem estar, mas com o aumento do consumo e de mercado e o crescimento descontrolado da sociedade, fica difícil conciliar este tipo de desenvolvimento com uma natureza onde seus recursos são mais usados pela sociedade do que deveria. “Hoje tiramos 20% a mais do que deveríamos tirar da natureza”, lembrou.
Durante a formação para o clero diocesano, que ocorreu pela manhã, padre Luiz falou sobre o futuro da humanidade e da natureza estarem entrelaçados e que esta deve ser a questão para o entendimento dos fatos. “Como se dá nossa relação com a natureza deve ser motivo de reflexão. Por isso, é necessária uma conversão ecológica, impulsionados pela fé, onde devemos ser cuidadores da nossa vida”, completou.
O encontro foi organizado pela Comissão Diocesana de Campanhas, que tem como assessor o padre Leandro Ricardo. Os agentes de pastoral e religiosos das paróquias dos 16 municípios que compreendem a diocese de Limeira, também participaram da formação no Centro Cultural de Araras, no período da noite.
Comments0