ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os frades estudantes de Belo Horizonte vivem um dia de recolhimento e estudo da Carta do Padre Geral por ocasião da Canonização de frei Tito Brandsma: “A Cruz é minha alegria”.
Algumas reflexões retiradas do documento:
1. Ser discípulo de Cristo não é só admira-Lo ou saber muitas coisas sobre Ele, mas estar dispostos a compartilhar do Seu mesmo destino de amor.
2. E o que devemos ser? Quem sou eu? Devemos assumir uma interação dinâmica entre atividade e missão, na qual nossas ações ajudam a definir a nossa identidade e vice-versa.
3. É próprio da Ordem do Carmo, ainda que seja uma ordem mendicante de vida ativa e que vive no meio do povo, conservar um grande apreço pela solidão e pelo desapego do mundo, considerando a solidão e a contemplação como a melhor parte de sua vida espiritual.
4. As grandes ações de Deus costumam ser silenciosas.
5. “Egoísmo coletivo” vs busca sincera e honesta da verdade, no espírito das Bem- aventuranças.
6. Não há amor, entrega e sacrifício que não leve consigo a sua parcela de Cruz. Há muitas pessoas que buscam um cristianismo adocicado sem dar-se conta de que Deus empreendeu com caminho que incluía a morte de Cruz.
7. Tito Brandsma mártir: Tal heroísmo não se improvisa. É fruto de uma rica vida interior.
São Tito Brandsma, rogai por nós.
Comments0