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Formas de se aproveitar a dinâmica:
1. Dado um texto, oração, canto, podem – se destacar as palavras ou frases que suscitam reflexão ou prática.
2. Sortear as palavras ou frases, para que sejam refletidas de forma individual, e depois, em grupo.
3. O catequista pode dar as palavras e, através, destas formar um texto:
Maria, mãe, igreja, vida, Deus, Jesus, serviço, anúncio, companheira, mulher, libertação, discípula, diálogo, testemunho, prece, Nossa Senhora, povo, esperança, luz, crianças, jovens, adultos, comunidade, protetora, acolhedora, festa, coragem, estrela, generosidade.
(Destacar algumas palavras para cada grupo. Ver qual a relação com o tema principal, no caso Maria, e ilustrar com citações bíblicas).
4. Podem ser trabalhados os nomes de Maria, acrescentando outros que gostamos de dar a Ela.
Nossa Senhora Aparecida, da Esperança, do Desterro, dos Desamparados, das Dores, da Glória, da Guia, da Conceição, do Rosário, da Saúde, dos Pobres, da Piedade, da Visitação, da Saudade, da Piedade, dos Navegantes, Mãe da Igreja.
(Usar criatividade e desenhar um quadro de Maria conforme seu nome e conforme Ela é vivenciada. Fazer reflexão).
5. Sortear as frases e discuti-las em pequenos grupos, formando um pequeno texto ilustrado:
– Maria é a Mãe, a educadora da fé e cuida para que sejamos os seguidores de seu Filho;
– Maria é discípula que ouve, crê e vive a Palavra de Deus;
– Maria é a mãe do povo que escuta com atenção e se preocupa com sua vida;
– Maria é modelo de fé, esperança e caridade;
– Maria é guia para o povo no cainho da justiça, da libertação e da paz;
– Maria é Mãe do Filho de Deus e Mãe de todos os pobres, sofredores, doentes, abandonados, dos pecadores…
– Maria nos ensina a partilhar o pão da acolhida, da alegria, da ternura e da fraternidade;
– Maria é o rosto das mulheres de tantas cores e raças;
– Maria é a mãe cheia de Deus que canta suas maravilhas em favor da libertação do seu povo e da realização das promessas messiânicas;
– Maria é a Mãe invocada com o coração e a vida de tantos devotos.
6. Tanto as frases como as palavras podem ser ilustradas com figuras, desenhos, formando painéis. Colocá-las em sequência de maneira a formar uma história em quadrinho. Podem ser apresentadas, em forma de mímica ou de símbolos.
Esquema de trabalho:
– Discutir o tema;
– Criar, a partir de um texto, palavras e frases;
– Criar palavras ou frases a partir de um tema escolhido. (Ex: Páscoa, Batismo, Igreja, Família, Juventude…);
– Escolher as frases ou palavras mais importantes;
– Discutir a forma de apresentação (com canto, figuras, desenhos, em forma de jogral, em procissão…);
– É importante que todos participem, colocando idéias com clareza e síntese;
– Avaliar o processo do aprender e ensinar de forma participativa e conjunta.
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