ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A série de vídeos “Fraternidade em Ação” chega ao quarto vídeo e apresenta uma experiência voltada para a leitura. A parceria entre o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação, integrada à Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência, partilha o projeto “Lê pra mim”, realizado na arquidiocese de Natal (RN).
A iniciativa é desenvolvida pela Casa da Criança, escola dirigida pela Congregação das Filhas da Caridade, em Natal, e tem a proposta de incentivar o hábito da leitura de crianças em casa e na escola. O projeto é realizado desde 2022 e conta com apoio dos recursos da Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), composto pela Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. São 156 crianças beneficiadas.
Foram cerca de 39 mil reais aplicados em infraestrutura da creche. Isso permitiu montar uma sala de leitura com equipamentos e materiais didáticos, além da realização de atividades no colégio, como contação de histórias, e também em casa, onde a leitura é motivada com a participação dos pais.
Confira o vídeo:
Cacilda Medeiros e Luiza Gualberto, da Pastoral da Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Natal, foram as agentes que produziram o vídeo com a experiência do projeto “Lê pra mim”.
Para Cacilda, foi muito gratificante produzir o material sobre o projeto apoiado com os recursos do FNS. “A gente percebeu, claramente, o entusiasmo das crianças ouvindo a contação de histórias e a alegria delas ao manusear os livros. Um gesto simples que faz a diferença no processo do aprender a ler”, comentou.
Luiza Gualberto, conta que participar desse projeto foi uma experiência única, “porque vi, na prática, a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade aqui na arquidiocese e a multiplicação deles na vida de tantas crianças, que passarão a ter mais contato com a literatura e conhecer mais sobre os gêneros literários”.
A cada 15 dias, a Pascom Brasil e o Setor de Campanhas da CNBB estão divulgando um projeto que foi apoiado com recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no âmbito da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”.
Em 2022, os eixos do edital do FNS foram: o eixo 1 “Apoio a projetos educativos”; em razão da pandemia, o eixo nº 2 foi “auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e o eixo 3 “capacitação para a geração de renda”.
A partir da lista de projetos aprovados pelo Conselho Gestor do FNS em 2022, a Pascom Brasil selecionou um projeto em cada regional que pudesse expressar a realidade e onde também fosse possível contar com o trabalho voluntário de equipe de Pascom com disponibilidade para produzir o material.
Comments0