ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 21 de junho, a Associação Beneficente São Martinho, uma das obras sociais mantidas pela Província Carmelitana Fluminense, realizou o encontro B2B, um evento corporativo de networking, responsabilidade social e conteúdo inspirador. O encontro reuniu mais de 80 pessoas e aconteceu no Hotel Prodigy Santos Dumont.
Na abertura, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm, fez a leitura do Evangelho de Lucas 9,11-17, que fala sobre o milagre da multiplicação dos pães, e fez uma reflexão importante sobre a necessidade de ajudar os mais necessitados:
“Hoje o Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas passando necessidade. Mas, se não existisse o trabalho da São Martinho, poderiam ser mais. Nestes 38 anos, quantas cestas básicas foram doadas, quantas roupas foram distribuídas, quantas quentinhas distribuídas, quantos jovens foram impactados. Nós estamos vendo a necessidade dessas pessoas e buscamos ir ao encontro para supri-las. E você também pode fazer a diferença no seu dia a dia, leve algo dentro da bolsa e partilhe aquilo que você tem. Os discípulos dizem nesta passagem que as pessoas estão com fome e Jesus diz “dai vós mesmo de comer”, é esse movimento que somos chamados. Cada um de nós somos chamados a partilhar””
Frei Eduardo reflete ainda sobre a necessidade de humanização.
“Além das necessidades básicas, hoje o mundo tem fome de olhar. Está todo mundo cabeça pra baixo, todo mundo no celular. Isso é muito desumano. Falta HUMANIZAÇÃO. O povo tem fome de humanidade, de pessoas que olham para elas, para suas necessidades e supram a necessidade. Aqui estamos para que juntos possamos suprir as necessidades.”
Finalizou agradecendo as empresas e parceiros presentes.
O evento trouxe ainda a presença do escritor, empresário e TEDx Speaker Pedrinho Salomão como palestrante. Em sua fala, ele falou do valor do presente.
“Por conta da quarta revolução tecnológica, a gente consegue resolver quase tudo do celular e isso trouxe uma característica que todos nós temos: TEMOS PRESSA! Somos incapazes de esperar, porque precisamos tudo no momento que queremos. O resultado é quase sempre a DESUMANIZAÇÃO. Pensamentos positivos não mudam mundo. O que muda o mundo são atitudes. Caridade é doar o que você não tem ou que tem pouco, caridade precisa doer. E a maior de todas as caridades é o TEMPO. Prestar a atenção aos detalhes, as pessoas. A pressa desumaniza. Vivemos por dois anos o isolamento, mas o pior isolamento, o que mais destrói é o afetivo e emocional. Se formos para ser velozes, sejamos velozes para sorrir, velozes para mudar o mundo, sejamos caridosos”
O encontro contou ainda com apresentação musical do Centro de Música Jim Capaldi (projeto da São Martinho), apresentações institucionais, apresentação do cantor Plínio Oliveira e coffee break realizado pelo projeto Gastronomia Educativa (também da São Martinho).
Comments0