ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Marcado por uma série de palestras e conferências sobre diversos aspectos das relações entre a Igreja Católica e a sociedade brasileira, está sendo realizado no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas, o Seminário sobre o Acordo entre Brasil e Santa Sé. O evento teve início no dia 12 e será encerrado no dia 14 de novembro.
A Arquidiocese de Campinas, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Comissão para a Implementação do Acordo entre o Brasil e a Santa Sé da CNBB são as entidades diretamente envolvidas na realização do Seminário. O Prior Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., coordena o evento e participou de uma das mesas temáticas no dia 13 de novembro. Frei Evaldo é doutor em Direito Canônico, consultor canônico da CNBB e secretário de duas comissões: do textos dos Estatutos da Conferência e para o Acordo Brasil Santa Sé.
Durante o evento, palestrantes e conferencistas de Universidades Católicas e entidades católicas debatem com o público participante temas referentes a atuação da Igreja no Brasil e suas relações com a sociedade brasileira, incluindo: Personalidade Jurídica dos Entes Eclesiásticos, Filantropia, Vínculos Empregatícios, Aspectos Contábeis e Questões Estatutárias das Organizações Religiosas, Relações entre Igreja e Estado, Patrimônios Históricos e Religiosos, entre outros.
O Seminário representa uma oportunidade ímpar para pessoas e entidades que buscam conhecer ou consolidar conhecimento sobre as relações da Igreja com a sociedade brasileira, nos seus aspectos jurídicos, administrativos, legais, contábeis e culturais, interessando não só às pessoas diretamente ligadas à Igreja, como também estudantes e profissionais de diversas áreas, como, por exemplo, advogados, urbanistas, contabilistas, historiadores e administradores.
Entre os conferencistas, o evento conta com a participação do Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri, atual Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, que foi Núncio Apostólico no Brasil, entre 2002 e 2012, sendo um dos responsáveis pela aprovação do Acordo entre o Brasil e a Santa Sé; do Monsenhor Josep Lluis Serrano Pentinat, Primeiro-Secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil; dos cardeais Odilo Pedro Scherer e Raymundo Damasceno Assis; e dos juristas Ives Gandra Martins e do Ministro do Tribunal de Justiça do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho; bem como bispos e especialistas do corpo docente da PUC-Campinas e de outras instituições públicas e privadas.
O Acordo Brasil Santa Sé
Documento que dá amparo aos direitos essenciais para o desenvolvimento da missão da Igreja no Brasil, assinado no dia 13 de novembro de 2008, na Cidade do Vaticano. O Acordo entre o Brasil e a Santa Sé trata da personalidade jurídica da Igreja Católica no Brasil. É considerado o maior marco nas relações Igreja e Estado no Brasil, fruto de anos de diálogos e negociações entre a autoridade eclesiástica e o governo brasileiro.
O texto garante à Igreja Católica no Brasil o exercício de sua missão para o bem do povo brasileiro, especialmente os mais necessitados. Em 20 artigos, o texto do Acordo consolida em, um único instrumento legal, direitos já garantidos pela legislação brasileira e pela jurisprudência dos tribunais do País.
Fonte: PUC-Campinas
Comments0