ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Frei Evaldo Xavier, O.Carm., exerce a missão de Prior Provincial há seis anos. Foi eleito pela primeira vez no Capítulo de 2014, e foi reeleito em 2017.
Site Carmelitas – Qual a sua avaliação sobre os últimos triênios da Província?
Frei Evaldo – A Província nos últimos seis anos cresceu muito. Foram abertas novas casas. Se a tendência no passado era de fechar casas, hoje a nossa tendência é de reabrir casas, ou de fundar novas casas. Tivemos fundações novas, como Porto Alegre, e foi assumida uma missão na Bolívia, com a Província Maltesa dos Carmelitas. Existe também um impulso vocacional muito grande na Ordem do Carmo, graças a Deus. Uma juventude muito grande. Então, podemos reafirmar que se no passado a Província era envelhecida, ou com tendência de um constante envelhecimento, hoje a tendência é oposta, é uma Província rejuvenescida e com tendência a se tornar cada vez mais jovem. Somos uma Província muito jovem.
Site Carmelitas – O senhor esteve no Capítulo Geral, em setembro. Hoje estamos iniciando o Capítulo Provincial. Qual a diferença que o senhor destacaria entre a realidade do Carmelo Fluminense e a do resto do mundo?
Frei Evaldo – Eu diria que os nossos desafios são distintos: No resto do mundo o maior desafio é o envelhecimento; em nosso caso, não. A nossa perspectiva é oposta. Nosso desafio é como ser uma Província fiel ao carisma, fiel à missão da Igreja, com um grupo tão jovem. É justamente o oposto. Enquanto na Europa o problema é que os padres se tornam cada vez mais idosos, morrem, e fecham-se casas; o nosso problema é definir novos horizontes e, sobretudo, preparar os jovens, garantindo que tenham uma formação de excelência.
Site Carmelitas – Esse é um ótimo desafio! Como enfrentá-lo?
Frei Evaldo – Desde o primeiro ano de mandato estamos enviando freis jovens à Europa, para estudarem. Esse ano temos quatro estudantes junto com a Província Italiana. Creio que esse seja um caminho.
Site Carmelitas – O que esperam como fruto desse envio de estudantes?
Frei Evaldo – A expectativa é que esses jovens freis estudantes, com uma formação de excelência no sentido humano e, sobretudo, no sentido religioso e espiritual, ao retornarem para o Brasil, possam dar e produzir excelentes frutos, para a Igreja, para nossa ordem e para nossa Província.
>>>Leia Também: Tem início hoje o Capítulo da Província Carmelitana de Santo Elias
Assista a mensagem do Prior Provincial sobre o Capítulo Provincial 2020:
https://www.facebook.com/somoscarmelitas/videos/158174715480336/
Comments0