ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Natural de Belém do Pará, Frei Jefferson é atualmente promotor vocacional da Província Carmelitana Fluminense. Ele ingressou na Ordem do Carmo, em 2016. Em 2017, entrou para o noviciado, em Mogi das Cruzes, professando os votos simples, no dia 21 de Janeiro de 2018. No mesmo ano, entrou na etapa do Juniorato morando no Convento de São Paulo e estudando teologia no Mosteiro de São Bento. No início do ano de 2019, foi enviado para Roma para dar continuidades aos estudos acadêmicos, retornando em 2021 com os estudo concluídos foi residir em Palmas, no Estado do Tocantins, onde no dia 24 de abril de 2022, pode fazer seus votos solenes na Ordem do Carmo. Em 20 de agosto de 2022, em São Paulo, foi ordenado diácono. Frei Jefferson fez parte da equipe vocacional em 2022, ficando responsável pelo acompanhamentos dos jovens da região Norte/Nordeste.
Ele conta que como nasceu nele o desejo de ser religioso:
O desejo de ser religioso surgiu através do chamado de um frade carmelita, frei Marcio Silvan, O.C., que me fez o convite para conhecer a Ordem do Carmo. No início relutei muito em participar dos encontros vocacionais, por conta de não conhecer a vida religiosa. No entanto, depois de tantos convites resolvi participar e fui me interessando pelo carisma, até perceber que, apesar de nunca ter feito encontros vocacionais na Ordem, dentro de mim já existia esse amor pelo Carmelo, por conta da minha devoção a Santa Terezinha do menino Jesus e a Santa Tereza D’Ávila, mulheres que conheci visitando o mosteiro das monjas carmelitas em Belém, onde era afilhado de oração de umas das monjas.
Chamado a seguir Jesus através da Ordem Carmelita, Frei Jefferson partilha que:
Meu chamado a ser frade carmelita surgiu primeiramente pela minha devoção a Nossa Senhora. Eu fiquei maravilhado em saber que na Igreja tinha uma Ordem que era toda de Maria. Neste instante percebi que estava no lugar certo. Daí por diante fui mergulhando na história, na espiritualidade do Carmelo e me apaixonando cada vez mais por este estilo de vida.
E finaliza com um CONVITE PARA OS JOVENS:
“Não tenham medo de dizer SIM! VOCAÇÃO é um chamado que parte de Deus aos nossos corações. É um convite a segui-Lo. Portanto, é Dom, é Graça e não nos pertence. É uma escolha que vem desde a concepção no ventre materno. Como está em Jeremias 1,5 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi”. Cada um precisa somente dizer SIM SENHOR, EU QUERO TE SEGUIR e Deus vai conduzindo a nossa história.”
Comments0