ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 30 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional da Província Carmelitana Fluminense lançou sua nova identidade visual e trouxe muitas novidades para este novo momento.
Conhecida como PROVOCARMO, a primeira mudança foi o nome que agora passou para FONT CARMELI.
Frei Jefferson Ferreira, O.Carm, Promotor Vocacional, explica mais sobre essas mudanças e sobre a nova logomarca.
“A nova identidade vocacional traz consigo uma riqueza de detalhes e significados, que estão diretamente ligados ao aspecto vocacional, a espiritualidade carmelitana e também ao próprio itinerário de descoberta e discernimento do Chamado de Deus. A nova identidade vocacional é um convite a voltar a essência, retornar ao cerne do chamado vocacional, do que nos impulsionou a dizer SIM ao Carmelo e ao Senhor da messe que nos chama a todo momento a santidade de vida.”
Ele explica o motivo da mudança do nome:
A mudança do nome veio com o principal desejo de retornar as fontes do nosso Carisma carmelitano e também retornar ás fontes, a origem do nosso chamado vocacional. É uma logo para os jovens que estarão discernindo a sua vocação, mas também aos frades que ja estão no caminho. um convite para voltar ao primeiro amor.
O frade também fala um pouco sobre a nova concepção da marca e os significados por trás:
A logo é composta de sete símbolos. O primeiro é referente ao Monte Carmelo, itinerario que todo jovem que se dispõe a seguir esta forma de vida deve estar disposto a trilhar. É um caminho de perfeição, onde somos convidados a cada passo conformar as nossas vontades, nossa vida, nossa vocação Àquele que nos chamou.
O segundo: é a fonte. Dois símbolos (Monte e base) se unem formando uma fonte ou o cálice. Recordando-nos que o Cristo é Fonte vital para que o nosso chamado vocacional cresça e produza frutos no Carmelo e na Igreja. E o cálice nos recorda a Eucaristia, fonte e cume da vida eclesial.
O terceiro: a base que forma o cálice ou fonte. Sozinha é uma meia lua, ou lua crescente. Fazendo alusão a Maria e a vitória sobre o pecado. Recordado-nos que ela é toda pura, nela não há a mancha do pecado.
Quarto: a barca. Referindo-se ao Evangelho de Lucas 5,1-5 “Avança para águas mais profundas, e ali lançai as vossas redes para a pesca”.
Quinto: O Escudo. O escudo tem o sentido de proteção. Já presente no escudo da Ordem. proteje nos seu interior as estrelas e o Monte Carmelo.
Sexto: As estrelas. Representando as figuras inspiradoras do Carmelo. Os Profetas Elias, Eliseu e a Virgem Maria.
Sétimo: Os três símbolos unidos. Representando a fraternidade carmelita e fazendo referencia a citação do Evangelho de Mateus 22,37-39 “Amarás o Senhor teu Deus te todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Por fim temos o tripé carmelitano: (1) O Monte nos convida a Oração. Ninguém se dispõe a caminhar com o Senhor sem está amparado pela graça da oração, (2) A fraternidade e a (3) Missão ou serviço com a barca.
Comments0