ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No dia 6 de janeiro, Frei Juliano da Silva, O.Carm, realizou o lançamento de sua mais recente obra, o livro “Tito Brandsma: Carmelita jornalista santo”. O lançamento aconteceu na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, e é fruto de sua vivência espiritual e pesquisa do santo carmelita, canonizado no ano passado.
Frei Juliano conta que o objetivo principal do livro é levar de modo simples a mensagem do Frei Tito e, principalmente, apresentá-lo para aqueles que ainda não o conhecem. Ele conta ainda que o livro é destinado a todos, “Sem exceção, até mesmo pessoas de outras religiões, pois
Frei Tito sempre lutou pelo diálogo em qualquer circunstância, dessa forma, todos podem encontrar inspiração nesse grande carmelita”.
Sobre o conteúdo que será encontrado no livro, o frade partilha que a leitura traz uma breve biografia, considerando temas importantes como o seu interesse pela espiritualidade carmelita, o trabalho como jornalista e sua vida de santidade. Nas últimas páginas também é oferecido uma tradução de textos do próprio São Tito.
“A minha inspiração veio durante a preparação para a canonização. Como fui incumbido de organizar, junto à Curia Geral, as celebrações que envolviam a canonização do frei Tito, acabei me envolvendo muito nesse sentimento de gratidão que todos nós carmelitas vivemos naquele período. Tínhamos um novo santo! Isso era uma alegria contagiante, por isso senti a necessidade de partilhar com as outras pessoas aquilo que para nós carmelitas já era conhecido”, partilha.
Frei Juliano, O.Carm, conta ainda que Frei Tito o inspira muito.
“Como carmelita, como estudante e principalmente no seu modo de olhar para o outro. Aprendi tanto com os ensinamentos dele, nos dias de hoje é preciso olhar nos olhos, acolher, ser presença de Deus na vida das pessoas. Sou muito devoto sim e tenho certeza que ele intercede muito por mim”, disse.
Esse não é o primeiro livro escrito pelo frade carmelita, no ano passado, Frei Juliano lançou “Teresa de Lisieux, além das rosas” e “10 dias com Santa Teresa”, ambos pela editora Scala.
Comments0