ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Neste dia 30 de setembro, Frei Juliano da Silva, O.Carm, concluiu o mestrado em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, em Roma. A tese apresentada e aprovada “Summa Cum Laude” (a maior das honras) teve como tema a “A missão em Santa Teresa de Lisieux: uma mensagem atual para a Igreja missionária”. A ocasião se tornou ainda mais marcante para a Província Carmelitana Fluminense e para o frade, porque a defesa aconteceu no dia em que a Igreja celebra os 125 anos da Entrada Eterna de Santa Teresinha ao céu.
Frei Juliano conta que a ideia principal da tese analisa a missão de Santa Teresinha com base em documentos da Santa Igreja e apresenta também como a Igreja falou sobre o tema missão desde Santa Teresinha até os dias atuais.
“A tese vai desenvolvendo a teologia da missão da Igreja, passando de uma missão era feita apenas por sacerdotes e frades, que eram vistas como as pessoas responsáveis por anunciar o Reino de Deus, até a missão dos dias atuais, após o Concílio Vaticano II, que compreende que a missão de anunciar é de todos os batizados, porque sabemos agora que a Igreja é essencialmente missionária. E Santa Teresa já tinha entendido isso e já falava sobre isso em seu tempo. Santa Teresa tinha uma vocação missionária e um desejo missionário muito grande. Santa Teresa tinha essa visão mais ampla sobre a missão da Igreja, mas que ainda era novidade naquela época. Por isso, Santa Teresa é proclamada padroeira das missões, não só porque intercede pelos missionários, mas porque ela mesma foi missionário. Teve uma missão e a realizou. Hoje, somos todos chamados a levar essa mensagem do Amor de Deus e revelar aos corações que ainda o desconhecem”. finaliza.
Comments0