ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Ou esquema de ideias em sequência
A história em quadrinhos é um meio muito utilizado como forma de comunicação e informação. Nas mãos das crianças, adolescentes e jovens passam muitas revistas em quadrinhos. Elas transmitem idéias, mentalidades e atitudes que influenciam o comportamento dos leitores. Os jornais também utilizam esta forma de comunicação.
A catequese pode utilizar este material das revistas, jornais, dentro dos conteúdos, para discutir o que pensam, fazem, como se comportam frente às novas ideias apresentadas pelos seus personagens. Há belas histórias do Chico Bento, Turma da Mônica, Horácio e outros. Bom material que a catequese precisa e deve utilizar com crianças, jovens e adultos.
Mas, história em quadrinho é um material fácil de ser construído, de forma conjunta e participativa. Basta ter uma pequena história ou parábola ou ainda, um conteúdo em sequência.
Nas histórias em quadrinho, os personagens podem expressar seus pensamentos, atitudes e valores. A construção do material em quadrinhos facilita:
– a memorização;
– um trabalho partilhado;
– e estimula a imaginação e a criatividade.
Este material, feito em tiras ou em folhas separadas, coladas em série, desenvolvem um conteúdo em forma de história, de esquema de palavras… As histórias bíblicas, parábolas são exemplos que facilitam a uma sequência de quadros.
Exemplos:
1. Com palavras relacionadas à Campanha da Fraternidade
Fraternidade – Vida – Esperança – Educação
2. Personagens da História da Salvação. Fazer pesquisa bíblica em torno dos personagens, ressaltando suas atitudes:
– Abraão: Gn 12,1-3;
– Moisés: Ex 3, 1-6;
– Profetas: 2S2, 11-7;
– João Batista: Lc 1,57-66;
– Maria: Lc 1, 26-38;
– Jesus: Lc 4, 14-21;
– Pedro: Mt 16, 13-20;
– Paulo: At 9, 3-9
3. A Parábola do Semeador Lc 8, 4-9
– Semeador saiu;
– Semeou a semente;
– Uma parte caiu à beira do caminho;
– Outra parte caiu em solo pedregoso;
– Outra caiu entre os espinhos;
– Outras sementes caíram em terra boa;
– Como ser boa semente e boa terra
4. Colagem de Jornal, em símbolos ou sequência de figuras.
Nossa comunidade é assim:
Participativa – Unida – Festiva – Acolhedora
5. Esquema de Trabalho
–Discutir o assunto;
– Refletir e aprofundar os textos bíblicos;
– Perceber a sequência do conteúdo;
– Anotar as idéias principais;
– Escolher as palavras ou frases a serem trabalhadas em quadros;
– Repartir em pequenos grupos a elaboração do material, utilizando o desenho;
– Apresentar o trabalho, refletindo o conteúdo relacionado com a vida e a fé;
– Assumir algum compromisso ligado ao tema;
– Avaliar o crescimento, a colaboração e como cada participante se sentiu neste processo de aprender, fazendo;
– Exemplos de textos a serem trabalhados: Lc 10, 25-37; Lc 13, 6-9; Lc 18-21; Lc 19,1-10.
Comments0