ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), a Igreja no Brasil vive a Campanha da Fraternidade. Seu lançamento oficial se dá na Quarta-feira de Cinzas, e nas Igrejas particulares do Regional Nordeste 5, a abertura foi potencializada no último final de semana (25 e 26 de fevereiro).
A Campanha da Fraternidade, além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. No Regional Nordeste 5, as dioceses e arquidiocese realizaram a abertura com a Santa Missa e como gesto concreto, os fiéis levaram alimentos não perecíveis para serem distribuídos às famílias assistidas pela Igreja Católica no Maranhão.
São Luís
Na arquidiocese de São Luís do Maranhão, o lançamento aconteceu no sábado, dia 25 de fevereiro, com a Santa Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, no Multicenter SEBRAE, bairro do Cohafuma. Um espaço amplo que comporta diversos fiéis para realizar a justa abertura. Neste dia, segundo dados da própria arquidiocese de São Luís, a missa reuniu mais de 2.000 fieis, e arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos.
Fotos: Ribamar Carvalho
Bacabal
Na diocese de Bacabal, a Santa Missa que marcou a abertura aconteceu na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, e foi presidida por padre Lauro Henrique, representando o bispo diocesano, dom Armando Gutierrez, que se encontra em recuperação cirúrgica. Como gesto concreto, a diocese também recebeu alimentos não perecíveis.
Fotos: Pascom Bacabal
Balsas
Em Balsas, a programação contou com coletiva de impressa e live, na quarta-feira (22). E, no domingo (26), a Santa Missa de abertura, foi na Catedral Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano, dom Valentim Meneses, com a presença de mais de 500 fiéis. Na ocasião, foram entregues 2 mil cofrinhos para que os fiéis pudessem fazer um exercício quaresmal de renúncia em benefício do próximo.
“As pessoas são convocadas a fazer jejum, e colocar no cofre. A gente passa nos corredores da igreja e quem tem interesse pega um cofrinho e nos devolve no Domingo de Ramos (…). O cofrinho tem uma proposta pedagógica boa, pensando no objetivo da Campanha, que esse ano está no albergue do povo de rua”, explicou dom Valentim.
Fotos: Pascom Balsas
As atividades alusivas à Campanha da Fraternidade seguem pelas dioceses do Regional Nordeste 5, com repasses/oficinas e doações de alimentos. Em nível nacional, o dia principal de arrecadação será no Domingo de Ramos com a Coleta da Solidariedade, organizado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).
O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), o FNS, é fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria, ele recebe 40% da Coleta. Já o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), recebe 60% da coleta, que permanece na diocese de origem. Todos os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.
Comments0