ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO), promoveu no último sábado, dia 1º de dezembro, o 2º Retiro Paroquial. Com a participação de 30 leigos, oriundos das mais diversas pastorais e movimentos que atuam na comunidade paroquial, o retiro foi realizado na chácara Divino Espírito Santo. As pregações foram ministradas pelo Vigário Paroquial, Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm. Além das reflexões, o retiro proporcionou um momento de encontro fraterno entre todas as pastorais e movimentos da paróquia.
Segundo Frei Tiago, o tema proposto para esse dia de reflexão nasceu da motivação da própria Igreja, com o encerramento do Ano do Laicato, no dia 25 de novembro, na Solenidade de Cristo Rei: “Um rosto para Jesus Cristo”. Já o lema do encontro foi “Quem sou eu para vocês?”(Mc 8,29), extraído do Livro do Padre Zezinho: Um rosto para Jesus Cristo – uma catequese de atitudes.
“Foi a partir deste tema que nos propomos a descobrir o verdadeiro rosto de Jesus Cristo, refletido e buscado nos evangelhos, bem como na vida concreta junto ao povo de Deus. De posse disso, o tema e o lema nos ajudaram a enxergar o papel do leigo nesta dinâmica proposta para pela Igreja, para sermos uma ‘Igreja em saída’ “, disse o Vigário Paroquial.
Reflexões enriquecedoras
O encontro começou por volta das 7h30, com acolhida dos participantes, seguido de animação e oração inicial. Após este primeiro momento, Frei Tiago fez a primeira reflexão do dia, apresentando os objetivos que se desejam alcançar ao se propor a realizar um retiro paroquial. Tais objetivos apontavam para três momentos:
– Uma experiência de Deus na missão a que fui chamado a viver na comunidade eclesial.
– Uma reflexão para catequese de atitudes. QUEM É ESSE JESUS?
– Uma reflexão animadora sobre a descoberta do rosto de Jesus Cristo e sua relação com o povo de Deus, chamados a ser uma Igreja em Saída.
Apresentados os reais objetivos a serem alcançados neste retiro, que encerra as atividades Pastorais da comunidade paroquial; a reflexão aconteceu de maneira bem profunda, contando com três reflexões conduzidas pelo Frei Tiago: 1º) Quem é esse Jesus a partir da leitura de MC 8,27-30; 2º) Conhecendo o rosto de Cristo; e por fim, 3º) Como identificar o rosto de Jesus Hoje? Um rosto para os cristãos – Quase o mesmo rosto! Todas as reflexões, foram enriquecidas com belos e ricos testemunhos em meio às provocações feita pelo assessor do retiro.
“Destaco também, ao final do Retiro, a palavra proferida pelo pároco, Frei Alan Fábio, O. Carm., que destacou a importância de realizar o Retiro Paroquial com a presença marcante de todos os movimentos e pastorais da paróquia”, acrescentou Frei Tiago, que finalizou deixando um último texto para meditação em grupos: “Deus tem rosto humano”, de autoria do Pe. Adroaldo Palaoro, sj.
O retiro foi finalizado com agradecimentos e a oração final, com destaque para a mensagem abaixo, parafraseando Pe.Zezinho, que emprestou sua sabedoria para a condução deste retiro:
“Se não é fácil delinear o rosto de Cristo, também não é fácil delinear o rosto de um cristão fiel. Com facilidade fica-se nas aparências. Confunde-se marketing com zelo missionário, entusiasmo com sabedoria e santidade, jeito suave e manso com piedade, palavras doces e bonitas com profecia. É fácil cair na caricatura”.
Texto: Frei Tiago Oliveira da Cruz, O.Carm.
Vigário Paroquial – Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO)
E-mail: tiagocarmelita@hotmail.com
Confira as fotos:
Comments0