ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Isaías em hebraico significa “Javé ajuda” ou “Javé é auxílio”. Temos poucos dados sobre sua vida pessoal, mas, seu ministério profético foi realizado em torno de Jerusalém por conta de suas tradições e do grau de instrução que possuía. Nota-se em seus escritos que era proveniente de uma família de classe alta bem-estruturada, era casado e tinha filhos.
Isaías tratou em seu livro, considerado um dos mais densos, extensos e belos da Bíblia, da santidade e da realeza do Deus de Israel. Teve uma experiência muito forte em sua primeira visão (cf. Is 6,1-13), descrevendo a glória de Javé sobre toda a Terra. Esse episódio foi determinante para desenvolver sua profecia com base na justiça social, pois via que os mais fracos eram oprimidos pelos mais poderosos, a corrupção no reino era visível, o culto religioso não tinha conexão com a vida e o esquecimento de Deus ofendia a santidade do Altíssimo. Ao chamar a atenção para essa realidade, Isaías também tocou o tema da punição divina baseada nos comportamentos que se recusavam a fazer a vontade de Deus. Javé é poderoso e tudo está em ordem à sua sabedoria. Opor-se a Ele é ser condenado às futilidades causadas pelo orgulho, o que, na visão do profeta, é o pecado principal da sociedade de seu tempo. O caminho é a fé, a confiança na proteção de Javé para viver dignamente ao lado da graça.
A missão de Isaías, assim como dos demais profetas, é de conversão. Ele é escolhido para pregar a verdade e anunciar a vinda do Libertador, do Servo Sofredor. Predisse que o Salvador, o novo Davi ungido para restabelecer o direito, a justiça e a paz e garantir a prosperidade para o povo, deveria sofrer a paixão e restaurar a glória de Deus. Por meio de uma escrita poética e marcante, Isaías toca o coração das pessoas e desperta o interesse pela fé viva, real, concreta. Sua teologia aborda o tema da consolação divina dada pelo Deus único que se manifesta na história.
Esse profeta tem um valor incalculável para a tradição bíblica e sua contribuição para o Novo Testamento é digna de fé. Jesus, na cena de Lucas 4,17ss descreve seu ministério com base em Isaías 61,1-4, reafirmando com isso sua messianidade. Podemos dizer que Isaías é o profeta por excelência, que cooperou com Deus na história da salvação por meio de sua entrega generosa, convertida e amorosa a serviço da justiça, exaltou o poder supremo do “Santo dos Santos”, agiu com sabedoria no exercício de sua missão e trouxe para aquele povo maltratado a esperança no Messias. As principais alusões da vida de Cristo estão no livro de Isaías para atestar fielmente que Jesus veio para cumprir a promessa do Pai, restabelecendo uma nova e eterna aliança redentora.
“Sem Isaías não compreendemos Cristo, nem sequer os personagens do seu presépio (cf. Is 1,3). Os evangelhos foram escritos no verso do rolo de Isaías e, se o esquecemos, transformamo-lo numa recolha de textos morais ou numa coleção de milagres.” (Luigino Bruni)
O profeta é um dom para nosso tempo, pois nos prepara o caminho com Cristo para saborear a vida escutando e obedecendo ao Deus verdadeiro.
Comments0