ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A oração e a ação são duas realidades que marcam toda a trajetória pública de Jesus Cristo. Ao olharmos para os quatro evangelhos, facilmente identificaremos a oração e a ação no cotidiano da vida de Jesus. Na caminhada, anunciando o Reino de Deus, temos vários relatos segundo os evangelistas em que Jesus vai para um lugar deserto e afastado, muitas vezes sozinho, rezar, ter sua intimidade com o Pai, abastecer-se espiritualmente para realizar a missão que lhe foi confiada.
A ação é a marca de Jesus Cristo; Ele não mede esforços, está sempre disposto, uma pessoa ativa e participativa na vida das pessoas. O Novo Testamento apresenta inúmeras ações de Jesus, que na sua grande maioria é em favor da vida e da dignidade das pessoas.
Nosso Senhor Jesus Cristo é o modelo a ser seguido, sabemos disso, mas nem sempre queremos observar o Cristo como modelo, talvez por medo, insegurança ou, ainda, por nos sentirmos incapazes e indignos. Para tanto, ao olharmos para dentro de nós mesmos certamente iremos perceber nossas limitações, mas o próprio Jesus acreditou nos discípulos a ponto de lhes confiar a continuidade da sua missão. Sendo assim, não tenhamos receios e, a exemplo de Jesus, sejamos pessoas de oração e ação.
Como discípulas e discípulos de Jesus Cristo, aprendemos do Mestre como devemos fazer as nossas orações e com muita clareza Ele orienta para entramos em nossos quartos e rezarmos ao Pai que está no Céu (cf. Mt 6,9-13). Essa oração está interligada com a ação, não é possível separar essa que foi a trajetória que Jesus percorreu.
Para a vida cristã é impossível vivê-la sem a oração e ação, pois, sem essas duas atividades, fica insustentável, sem sentido. Dessa maneira, todas as pessoas que fazem a opção pela vida cristã necessariamente estão dispostas a seguir Jesus Cristo e também devem se esforçar para ser pessoas de oração e ação, a exemplo do Mestre, que com muito zelo e amor mostra o caminho que precisamos percorrer.
Por fim, uma vida cristã eficaz consiste no seguimento incondicional a Jesus Cristo. Ele é a fonte principal, modelo de oração e ação, sua vida doada nos impulsiona a segui-lo e sem Ele não teremos forças suficientes na oração e na ação, pois ambas caminham juntas e são fundamentais para uma vida de fé autêntica e verdadeira.
Comments0