ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Atividades lúdicas e criança caminham juntas
Atividades lúdicas e criança caminham juntas. Para a criança, “brincar é coisa séria”. As relações, as regras, as fantasias características do jogo são, na verdade, meios com os quais a criança vai, gradativamente, estabelecer relações com o mundo em que vive. Os jogos e brincadeiras são fundamentais para a educação e desenvolvimento infantil. Também os jovens e os adultos gostam de atividades lúdicas.
É possível vivenciar alguns jogos ou brincadeiras nos encontros e, a partir deles, perceber a relação que têm com companheirismo, amizade, competição, respeito…, enfim, atitudes presentes também em nosso dia-a-dia e que podem ser repensadas, modificadas ou conservadas.
Algumas sugestões de jogos/brincadeiras e como trabalhá-las
Ao propor um jogo ou brincadeira para a turma, precisamos estabelecer, antecipadamente, junto com os participantes, as regras, tempo, atividades a serem feitas.
Exemplos de brincadeiras: queimada, rouba-bandeira, barra-manteiga, cabra cega, chicotinho queimado, tangrando, dominó…
Após a brincadeira, conversar:
Do que gostaram? Do que não gostaram?
Houve desobediência às regras? O que causou?
Todos se envolveram? Por quê?
Como foi a relação com os outros? De respeito, ajuda, companheirismo…?
Quem ganhou? Por quê? O que sentiu?
Quem perdeu? Por quê? O que sentiu?
O que poderia ser feito para melhorar?
O que não pode faltar em um jogo?
As atitudes que tomamos durante o jogo são as mesmas que tomamos em nosso dia-a-dia? Como? Por quê? O que podemos mudar? O que devemos conservar?
Refletir com os outros catequistas
Em nosso grupo de catequistas podemos lembrar pequenos jogos, brincadeiras e dinâmicas que sabemos e que poderão ser utilizados em nossos encontros e como podem ser mensagem de atitudes cristãs para a vida no dia-a-dia.
Consultem pequenos livros de jogos e brincadeiras e façam as adaptações necessárias para que a turma se divirta e perceba a mensagem cristã que se deseja passar.
Aconselhamos alguns livros:
Jogos dirigidos para grupos, recreação e aulas de educação física – Silvino José Fritzen – Ed. Vozes
Dinâmicas de recreação e jogos – Silvino J. Fritzen – Ed. Vozes
Como brincar à moda antiga – André Carvalho e Davi de Carvalho – Editora LER
Catecriando – Dinâmicas de grupo para a Catequese – Editora Paulus
Comments0