ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Em hebraico, Josué, também chamado Oseias, significa “Javé é salvação”. Com ele se inicia o tempo dos profetas e já no primeiro capítulo de seu livro vemos que recebe a promessa de Deus (cf. Js 1,1-11) para continuar a missão de Moisés liderando o povo de Israel na conquista de Canaã em direção à Terra Prometida.
Josué era um grande militar e estrategista de guerra. Sempre atento à vontade de Deus, combateu as idolatrias dos povos e os sacrifícios de pessoas às divindades. Várias cidades foram destruídas sob seu comando, inclusive Jericó. Também reorganizou o território de Canaã em doze tribos, fazendo com que cada uma delas se ocupasse em exterminar seus inimigos e garantir a aliança e a fidelidade com o Deus Altíssimo.
Josué foi testemunha da ação de Deus durante os quarenta anos do êxodo e esteve ao lado de Moisés, sendo ungido por ele com a força do Espírito Santo (cf. Dt 34,9).
Sua amizade com Moisés lhe deu uma sólida formação espiritual e a certeza da presença amorosa de Deus nos acontecimentos da história.
Seu livro é muito importante, pois nos mostra que Deus cumpriu sua promessa, porém, nem todo o povo fez a sua parte. São páginas bíblicas muito violentas que mostram Josué disposto a massacrar todos aqueles que se opõem ao seu caminho. Ele é chamado por Deus e usa seu exército para agir em nome do Senhor. “Estamos diante da aurora de uma revelação que um dia culminou no mandamento de amar os inimigos e oferecer a face aos que nos esbofetear.” (Bíblia Sagrada Ave-Maria: edição de estudos, p. 296)
Josué é um homem de fé que segue a voz do Senhor e não mede esforços em servir ao Deus verdadeiro. Podemos destacar a fortaleza dele e sua coragem em assumir a responsabilidade de ser guia do povo.
A lição que nos estimula nos dias de hoje a encarar a vida e os compromissos com esperança está destacada nos versículos que seguem: “Sê firme e corajoso. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Js 1,6-9).
A vocação de cada filho de Deus é permanecer na Palavra que cura, liberta e salva. Seguir a Palavra de Deus com toda alma e coração nos faz prósperos e felizes, seguros do sentido de nossa vida e ardorosos na promoção da fraternidade entre os povos. Que a confiança tome conta de nossas atitudes para que Deus seja sempre louvado, amado e servido, a exemplo de Josué. A Terra Prometida é a eterna presença em Deus.
Comments0