ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá acontecerá a quarta edição da Jornada Mundial da Juventude Carmelitana. Aproveitando a reunião dos jovens de todo o mundo com o Papa, as ordens do Carmo e dos Carmelitas Descalços terão um encontro internacional com a sua juventude, de forma a refletir sobre a espiritualidade, conhecer e compartilhar a internacionalidade e diversidade do carisma carmelitano. A organização do evento ficou sob a responsabilidade das Carmelitas Descalças da Província da América Central e das Carmelitas de El Salvador.
Em carta dirigida aos jovens que participarão desse “Dia Carmelita” na JMJ, o Prior Geral da Ordem do Carmo, Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., escreveu:
“Estamos confiantes de que tudo irá bem e que estes dias serão para todos nós uma bênção. A rica tradição do Carmelo nos ajudará e sem dúvida nos inspirará para que todos possamos sentir uma presença transformadora e enriquecedora, para que possamos nos encontrar com o Salvador e deixá-lo ir transformar nossas vidas e nos ajudar a descobrir a Sua vontade, que é sempre um caminho de felicidade e satisfação. Não tenham medo de se encontrar cara a cara com o Senhor e abrir suas vidas para a Sua graça.”
JMJ Panamá
A JMJ Panamá teve início na terça-feira, dia 22 de janeiro, com a Missa de Acolhida dos Peregrinos, presidida pelo pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e concelebrada por arcebispos, bispos e sacerdotes participantes da Jornada. Segundo o Comitê Organizador Local, mais de 75 mil pessoas participaram da cerimônia realizada no Campo Santa María la Antigua.
Durante a homilia, Dom José destacou que ser santo não é um mito, é um realidade palpável. Ele ainda comentou que os jovens precisam ser ouvidos, pois eles são os verdadeiros protagonistas das transformações que a humanidade e o mundo precisam.
Durante a Jornada, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, acontecem as Catequeses em 25 idiomas, proferidas por 380 bispos do mundo inteiro, em 137 locais, segundo informações do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. A Igreja Nossa Senhora do Carmo, da Ordem dos Carmelitas Descalços, recebe peregrinos de língua portuguesa para as catequeses. Na quarta-feira, dia 22, Dom Orani fez uma pregação para os jovens com o tema “Eis-me aqui Senhor”.
O Papa Francisco chega ao Panamá na tarde de quarta-feira (23/01) e a missa de acolhida do Santo Padre na JMJ 2019 acontecerá na manhã do dia seguinte (24/01). Na sexta-feira (25/01) acontece a Liturgia Penitencial e a Via-Sacra com os jovens; no sábado (26/01) a vigília, e no domingo (27/01), a missa e a cerimônia de encerramento da JMJ.
Confira fotos da JMJ e da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Panamá.
Créditos: Arquidiocese do Rio, Comunidade Shalom e Jovens Conectados
Comments0