ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Em uma cerimônia emocionante e cheia de significados, 15 catequizandos, entre eles jovens e adultos, da Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Bela Vista (SP), receberam o Sacramento da Crisma. A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, e vigário episcopal para a Região Sé, Dom Eduardo Vieira dos Santos, e concelebrada por Frei Thiago Borges, O.Carm., com a participação de familiares, amigos e paroquianos.
Ungidos pelo Espírito Santo, os crismados estão prontos para se colocar à serviço da Igreja para o serviço da evangelização, difusão e defesa da fé com suas próprias vidas, sendo verdadeiras testemunhas de Cristo. Por isso, já são convidados, pela Basílica, para integrarem os grupos de oração, pastorais e movimentos da comunidade paroquial.
Sacramento da Maturidade
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que o Sacramento da Crisma, pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da Iniciação Cristã da Igreja Católica. Nesse Sacramento, tal como ocorreu em Pentecostes, – quando o Espírito Santo desceu sobre a comunidade dos discípulos –, o Espírito Santo desce em cada crismando que pede à Igreja esse os dons do Espírito. Dessa forma, o Sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
Também chamado Sacramento da Confirmação, chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial, que é a unção. E chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, que imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.
Texto:Pascom Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Andréia Gripp
Fotos: Pascom Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Fonte (sobre o Sacramento da Crisma): Canção Nova
Comments0